Historia e Turismo
Por: Marina Lima Lago Tomaz • 1/3/2016 • Trabalho acadêmico • 269 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
1- No período colonial, essas águas foram mencionadas na academia nacional de medicina, começaram as viagens atrás da cura de certas doenças, como reumatismo, dermatoses, doenças venéreas entre outras. Esta é, no entanto uma pratica usada ancestralmente por varias culturas. A Igreja católica considerava infame, atentado contra a castidade.
2- Com as viagens de cura, aprenderam as noções de paisagens, percepção do corpo, despertou pensamento cientifico para termalismo e a história da medicina como já acontecia na Europa. Virou alvo de estudo, sendo considerado um fato cientifico de uma disciplina medica a cura termal.
3- Remodelação do balneário de Poços de Caldas, atraindo turistas. Essas viagens passam a ser procuradas pelo bom gosto e luxo dos espaços, aspectos visuais que fazem esquecer os antigos balneários, aumentando o turismo e a procura por novos tratamentos.
4- Estância de Caldas da Imperatriz e Estância de Águas de Chapecó. De acordo com informações do turismo hidrotermal de Santa Catarina, além das águas termais as instancias oferecem modalidades de lazer ao ar livre, como caminhadas, passeios turísticos, esportes radicais, roteiros de compras e visitas a atrativos histórico culturais, além da gastronomia típica de cada região, essas foram as mudanças no decorrer dos anos.
5- A cidade termal transofmou-se numa cidade balneária. Através das associações entidades particulares e publicas, entidades que fomentaram o turismo em nosso país na década de 30. A hidrologia médica e cura termal tiveram papel fundamental em grande parte dos equipamentos turísticos e do patrimônio cultural das águas de nosso país.
Bibliografia;
Acciaiuoli, Luiz, 1994, Águas de Portugal, Minerais e de mesa História e bibliografia (6 volumes). Lisboa: Direção geral de minas e serviços geológicos.
...