Início Resenha
Por: Matheus Pinheiro • 18/3/2019 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
A autora Daniele Lima Gelbcke possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agroturismo, desenvolvimento rural, acolhida na colônia, extensão rural e desenvolvimento territorial sustentável.
O autor Guilherme Pinto Araújo é Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de concentração Desenvolvimento Rural e Sociedade. Atua em pesquisa, planejamento e gestão voltados a licenciamento ambiental, planos de gestão de UCs, gestão participativa de recursos naturais e turismo de base comunitária. Possui experiência em gestão de projetos socioambientais, coordenação e moderação de grupos de trabalho, docência e orientação em nível superior, além de projetos de extensão com populações tradicionais.
No artigo analisado, os autores abordam o tem do Turismo Comunitário como ferramenta de desenvolvimento em termos sócio produtivos, baseado no que eles definem como Desenvolvimento Territorial Sustentável, que é apresentado como alternativa a um “mau desenvolvimento” de um modelo puramente econômico e capitalista.
Estruturado em segmentos textuais, os autores trazem argumentos introdutórios em que apresentam o turismo desde suas raízes históricas, sua evolução no tempo até o modelo de apropriação econômica e de degradação dos espaços naturais, como se conhece hoje, contra o qual o modelo defendido pelos autores irá se opor. Citando outros autores, o texto apresenta as justificativas para e implantar um novo modelo de desenvolvimento, direcionado para os aspectos socioambientais mais justos, de acordo com os esforços de agentes nacionais e internacionais, através de encontros e definição de documentos.
...