Marco teorico
Por: secreto000 • 17/4/2015 • Seminário • 814 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
Como surgiu o turismo religioso – Círio de Nazaré na cidade de Belém ?
O Círio de Nazaré surgiu em 1700, no Pará, as margens do igarapé Murutucú ( local da basílica do santuário ), um caboclo chamado Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da Nossa Senhora de Nazaré. Plácido José a levou para sua choupana e no dia seguinte, a imagem não estava mais lá. Ele voltou ao local aonde encontrou e lá estava ela, e esse fato se repetiu por várias vezes até que a imagem foi enviada ao palácio do governo e no local que ela foi encontrada, o caboclo construiu uma pequena capela para a Santa, e apenas em 1792 o vaticano autorizou que fosse realizada uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da província do Pará, capitão Dom Francisco de Souza, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de Setembro de 1973. No início não havia data fixa para o evento, que poderia ocorrer entre os meses de setembro e novembro, mas apartir de 1901 por determinação do Bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de Outubro.
Bibliografia:
TURISMO RELIGIOSO: ENSAIOS E REFLEXÕES |
REINALDO DIAS, EMERSON J. S. DA SILVEIRA - Editora Alínea e Átomo |
TURISMO RELIGIOSO: COLEÇÃO ABC DO TURISMO |
CHISTIAN DENNYS MONTEIRO DE OLIVEIRA - Editora Aleph |
O que leva os romeiros a maior manifestação religiosa do Brasil?
O Círio de Nazaré é uma das maiores procissões católicas do Brasil que reúne cerca de dois milhões de pessoas todos os anos em Belém do Pará. Conhecidos como “romeiros”, os fiéis seguem pelas ruas da capital numa caminhada de fé em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. A procissão faz um percurso desde a Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, local onde a imagem fica exposta durante quinze dias. A santa é carregada em uma berlinda e é seguida por romeiros de vários lugares do estado, do Brasil e do mundo, onde eles fazem várias manifestações de fé.
Porque o Círio de Nazaré foi instituído como patrimônio imaterial?
O conceito de Patrimônio não existe isolado. Só existe em relação a alguma coisa. Podemos dizer que Patrimônio é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente. É o legado que herdamos do passado e que transmitimos a gerações futuras. O Patrimônio pode ser classificado em Histórico, Cultural e Ambiental. E, por estes motivos, o Círio foi registrado em setembro de 2004, pelo Intituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN, 2012), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
O primeiro Círio de Nazaré acontecido no Brasil foi realizado no estado do Belém do Pará, numa quarta feira dia 8 de setembro de 1793. Com o passar dos anos a realização do Círio foi tomando mais destaque a cada dia e se tornando o mais importante expressão de fé do Brasil.
O Círio de Nazaré tornou-se uma das maiores expressões de fé do povo católico do Brasil, trata-se da devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Essa festa é umas das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil. O círio é o momento alto da festa, e hoje conta com uma extraordinária multidão de seguidores. A festa conta com várias manifestações populares. (FALEIRO, 2010, P. 64)
...