O Desenvolvimento Rural
Por: Raphael Lopes • 25/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.857 Palavras (8 Páginas) • 347 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina: Desenvolvimento Rural Integrado
Curso: TURISMO
Professor: GILMAR PLÁ
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 01: Autores mais modernos chegam a definir o empreendedor como alguém que se especializa em tomar decisões razoáveis sobre a coordenação de recursos escassos, proposição tão ampla que talvez seja mais adequada ao agente econômico em geral. (VEIGA, 2003b, p. 3). Já, outros enxergam empreendedorismo em toda e qualquer atividade não-rotineira daqueles que dirigem atividades econômicas de grandes ou pequenos grupos e/ou organizações. E finalmente há até quem aceite definições ainda mais genéricas, do tipo: "um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões." Nessa linha de pensamento, fica bem ampla a área de abrangência da noção de empreendedorismo.u
Assim, além da criação de empresa strictu sensu, o tema envolveria - pelo menos - mais uns quatro tópicos. Relacione-os. (2,0)
Além desses conceitos atribuídos ao empreendedor, vale ressaltar que esse perfil profissional na sua maior parte, possui um “capital intelectual” muito rico. Sendo na sua maioria profissionais que que possuem um bom nível de conhecimento, experiência e especialização. Ferramenta essa necessária para se ter sucesso e ser competitivo. Sua importância na economia é muito significativa, uma vez que novas empresas são criadas e mão de obra especializada são necessárias para suprir essa necessidade. Há um aumento expressivo na criação de novos empregos e uma grande participação da arrecadação de impostos para o Estado. Há no mercado um novo perfil profissional que busca desenvolver novas habilidades e competências, aceitar novos valores, descobrindo e transpondo seus limites. Esse perfil de profissional está sempre atento as novas tendências de mercado e busca transformar a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional. E no presente, é um executor que está atento a execução das atividades liderando, motivando e organizando as atividades.
1- Geração de autoemprego (trabalhador autônomo);
2- empreendedorismo comunitário (como as comunidades empreendem);
3-Intraempreendedorismo ( o empregado empreendedor);
4- Políticas públicas ( políticas governamentais para o setor).
Questão 02: Nas últimas décadas ocorreram grandes transformações econômicas e técnicas na América Latina e no Caribe, porém não aconteceram mudanças sociais significativas.
A produção agrícola para a exportação e a grande agroindústria se modernizaram e cresceram, porém o mesmo não aconteceu com a produção de alimentos para o abastecimento interno, os quais provêm, em sua grande parte, dos pequenos e médios agricultores. Portanto, em decorrência das políticas de desenvolvimento adotadas pelos países, um fato é sempre visível: a extinção da pequena propriedade, principalmente do tipo familiar, e o êxodo de milhões de trabalhadores rurais para os centros urbanos.
Pelo exposto, cite e explique três problemas que o êxodo rural pode causar.(2,5)
Três fatores que podem causar o êxodo rural são os fatores físicos, econômico e social. Sendo o fator físico devido muitas vezes às condições climáticas, seca, terra, condições que não favoreçam a produção agrícola e até mesmo o plantio das pequenas produções para subsistência. Muitas vezes os pequenos agricultores, buscam outras alternativas se mudando para zonas urbanas. Da mesma forma isso acontece com o fator econômico. No fator econômico, as causas são variáveis também, como falta de emprego, dívida, falta de crédito para investir em materiais e tecnologia na produção agrícola entre outros. E por último, aumento da taxa de pobreza e de desemprego, falta de investimento em ensino e um crescimento do nomadismo, devido à má condições de vida no campo.
- Falta mão de obra no campo. Com a saída dos trabalhadores rurais para os grandes centros, prejudicou a produção agrícola pela falta de pessoal nas colheitas e contribuindo para o aumento do custo de produção.
- Urbanização Acelerada e precariedade. A ausência de planejamento urbano aliada, o superpovoamento dos bairros pobres, moradias improvisadas e precárias, pouca oferta de creches e escolas para menores que fazem parte do êxodo rural, esses cidadãos vivem á margem da sociedade sem políticas públicas que os beneficiem para inseri-los de forma digna com condições de igualdade social.
- Falta de mão de obra qualificada. Apesar da economia apresentar 0,3% de crescimento (abaixo do esperado) a geração de empregos na área industrial ainda cresce favoravelmente. O motivo é simples. Não há mão de obra qualificada para ocupar as vagas ofertadas, mas há desempregados. O agricultor que sai do campo em busca melhores condições de vida muitas vezes aprendeu sua profissão muito jovem, desde criança acompanhando a lida do meio rural completando apenas os primeiros anos da vida escolar. A indústria oferece empregos, mas é necessário determinada experiência técnica ou escolaridade mínima o que impede salários dignos e direitos amparados pela CLT.
Questão 03: Em estudo de Mattei (2000) é possível observar que um dos aspectos da mercantilização do espaço agrário relaciona-se com a exploração dos recursos naturais e dos valores culturais para fins econômicos. Neste contexto, o turismo aparece como um elemento novo no panorama econômico do mundo rural, sendo considerado, inclusive, como uma atividade econômica relevante na busca de melhorias nas condições de vida dos agricultores familiares, os quais diversificam suas formas de trabalho visando ampliar seus níveis de renda. Assim, o turismo vinculado à agricultura familiar merece destaque em dois aspectos gerais: 1- Potencialidades da atividade e 2 - Limites Observados.
...