O PROJETO DO PDDE COMUNIDADE ESCOLAR
Por: Osmar Levy • 27/10/2017 • Trabalho acadêmico • 713 Palavras (3 Páginas) • 1.505 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Iandra Eufrázio da Silva Sousa
Lucileide Miranda Guedes
Taise da Silva Oliveira
FORMAÇÃO PELA A ESCOLA:
PROJETO DO PDDE COMUNIDADE ESCOLAR
XIQUE-XIQUE
2017
Iandra Eufrázio da Silva Sousa
Lucileide Miranda Guedes
Taise da Silva Oliveira
FORMAÇÃO PELA A ESCOLA:
PROJETO DO PDDE COMUNIDADE ESCOLAR
Trabalho final de conclusão do Curso Competências Básicas no âmbito do Programa de Formação Pela Escola.
Tutor: Soane Almeida
XIQUE-XIQUE
2017
Com base em experiências vividas em escola, optamos em pesquisar sobre O PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola programa este criado pelo Governo Federal através do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, com a finalidade de auxiliar as Unidades Escolares, tanto municipais quanto estaduais na aquisição de bens, manutenção de equipamentos e na compra de materiais de consumo. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), foi desenvolvido com o propósito de oferecer as escolas autonomia para utilizarem a verba proveniente do programa o valor é repassado anualmente às Escolas.
As escolas ao receberem a parcela precisam analisar o que pode ser adquirido. Sendo que o recurso total é dividido em capital e custeio. Para comprar é preciso realizar uma pesquisa de preço em três estabelecimentos, o qual oferecer o produto solicitado com menor preço é vencedor. Após a aquisição dos materiais as escolas precisam realizar a prestação de conta do recurso, até dia 31 de dezembro do ano que a verba foi recebida.
Sendo assim, foi feito uma entrevista com gestores escolares onde os mesmos relataram as problemáticas que são encontradas para usar a parcela oferecida pelo programa no processo da renovação de membros da Unidade Executora, uma vez que esses membros precisam ser renovados a cada 2 anos. Os mesmos relatam que devido à questão das escolas haver troca de gestão dificulta quanto à organização dos documentos, muitas vezes quando a nova gestão assume a diretoria da escola não se encontra todos os documentos que são necessários e exigidos pelo órgão responsável em fazer o reconhecimento da Ata de Renovação dos Membros da Unidade Executora, causando assim um grande desgaste e perda de tempo.
E infelizmente quem perde com toda essa burocracia e falta de profissionalismo mais uma vez é a educação que fica sem puder usufruir dos recursos que lhe são de direitos e dependendo da época do ano o dinheiro já está disponível na conta, entretanto não pode ser usado devido à problemática da burocracia. O que é uma pena já que muitas vezes faltam materiais pedagógicos para o professor realizar um trabalho de qualidade.
Segundo os gestores destacam também, que o programa em si é de suma importância para educação já que ajuda a escola na compra de materiais e dar a mesma poder de escolher o material que realmente necessita para cada Instituição de Ensino e permite também que a escola possa escolher um material de boa qualidade para se trabalhar com os alunos, entretanto, a quantia recebida pelo programa nem sempre dar para supri por total as necessidades que são exigidas pelas demandas no decorrer do ano letivo.
...