O Projeto de Turismo
Por: MCMXCX • 15/3/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 2.635 Palavras (11 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PASSO 1 4
2.2 PASSO 2 4
2.3 PASSO 3 7
2.4 PASSO 4 9
2.4.1 Questão 1 9
2.4.2 Questão 2 9
2.4.3 Questão 3 9
2.4.4 Questão 4 9
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Para desenvolver um projeto de turismo em determinada região é necessário, primeiramente, conhecer a região profundamente a fim de identificar seus principais atrativos turísticos, bem como os aspectos que impedem que determinada área seja pouco frequentada por turistas. A partir desse conhecimento prévio, é possível utilizar o marketing turístico para executar ações voltadas ao turismo.
O marketing turístico consiste em um tipo de marketing voltado para conhecer as necessidades, os desejos e os interesses do turista, a fim de proporcionar a ele as melhores soluções e ofertas (ARRUDA & PIMENTA, 2006). É uma das áreas mais avançadas do marketing e está voltada para oferecer a melhor experiência possível para os clientes. Pode ser utilizado por empresas ou para atrair turistas para uma atração específica e, consequentemente, gera resultados econômicos satisfatórios, principalmente em locais e regiões que tem no turismo sua principal atividade de subsistência. Para isso, é importante conhecer o produto que será oferecido, a demanda turística, os serviços que podem ser oferecidos de acordo com o que o local dispõe e o perfil comportamental do público-alvo. Desse modo, trata-se de planejar uma experiência completa para os viajantes.
Partindo disso, o presente trabalho buscou conhecer aspectos e desenvolver estratégias, a partir de princípios do marketing turístico, para contribuir com o turismo de Icaraizinho de Amontado, vilarejo pouco conhecido situado no litoral oeste do estado do Ceará. Trata-se de um local naturalmente privilegiado e rico em biodiversidade, com passeios que permitem a apreciação desse local. Desse modo, o presente trabalha visa promover aprendizagem dos profissionais do marketing a partir de exemplos da realidade.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1
A demanda turística, quanto aos grupos de pessoas, podem ser classificadas em: viajantes, que são aqueles que se deslocam para dois ou mais locais dentro ou fora do seu país de origem; visitantes, que são aqueles que se deslocam em destino a um local diferente de onde reside com permanência inferior a um ano; e turistas, que são aqueles que partem do local onde residem em destino a outro território, no período acima de 24 horas e inferior a um ano, e possuem objetivos diversos, como trabalho, estudo, lazer, saúde, rituais religiosos, entre outros (CAMPOS, 2016).
Conhecer a demanda turística é importante para auxiliar na tomada de decisões sobre o turismo de uma região, visto que, desse modo, é possível planejar ações direcionadas para atrair e receber o público, além de valorizar os pontos de interesse da demanda. Desse modo, é possível analisar a capacidade de recepção de pessoas em determinado local, de que modo o turismo impacta na rotina dos residentes do local turístico e em outros aspectos como saúde e segurança e se o local recebe mais pessoas do turismo doméstico ou internacional. Além disso, é importante conhecer o perfil socioeconômico dos turistas, o que buscam nos destinos e suas impressôes acerca dos serviços e equipamentos turísticos com local de destino.
PASSO 2
Para Martins (2006), a análise SWOT é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando.
Conforme Oliveira (2010), a análise externa tem por estudo a relação existente entre a empresa e seu ambiente, nos termos de oportunidades e ameaças. O gestor deve observar componentes de relevância, verificando quais as situações de oportunidade ou ameaças para a empresa.
Os pontos fortes na análise SWOT são os atributos dentro de uma organização que são considerados necessários para o sucesso final de um projeto. Pontos fortes são recursos e capacidades que podem ser usados para obter vantagem competitiva.
As oportunidades são classificadas como elementos externos que podem ser úteis para atingir os objetivos definidos para o projeto. Esses fatores podem envolver fornecedores que desejam trabalhar com a empresa para ajudar no sucesso, a percepção positiva da empresa pelo público em geral e as condições de mercado que podem tornar o projeto desejável para o segmento.
Entretanto, as ameaças ou riscos são variáveis externas não controladas que podem criar condições desfavoráveis e que podem influenciar de forma negativa o desempenho. Sendo assim, devem ser enfrentadas de maneira inexorável. (PINTO, 2016).
Figura 1 – Matriz SWOT
AMBIENTE EXTERNO | |
OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
|
|
AMBIENTE INTERNO | |
FORÇAS | FRAQUEZAS |
|
|
Fonte: elaborado pelo autor, (2022).
Tomando como exemplo gerador da análise SWOT exposta anteriormente o distrito de Icaraí de Amontada, no litoral oeste cearense, diversos fatores que impactam no turismo da região podem ser identificados.
...