O Turismo no Tocantins
Por: Luizasol • 15/12/2024 • Artigo • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 20 Visualizações
Artigo de opinião sobre o tema: “O turismo no Tocantins, motivos que ainda não é tão conhecido no Brasil.”
Desenvolvendo o Turismo no paraíso chamado Tocantins
O Tocantins é o estado mais novo do Brasil, tendo sido criado em 1989, em função da atuação de movimentos emancipacionistas que lutavam por uma maior atenção ao estado de Goiás, já que este somente realizava investimentos na região sul, valorizando a riqueza de Goiânia e a proximidade com Brasília.
O fato de possuir biomas de cerrado, floresta Amazônica e pantanal faz com que o Tocantins, seja um local privilegiado, detentor de riquezas naturais, com paisagens magníficas e inigualáveis, havendo por consequência, um diferencial que nenhum outro estado do Brasil pode proporcionar a seus visitantes.
Em 2021, o Tocantins ficou com 1% de preferência dos destinos mais procurados para viagens nacionais. Mesmo com esse baixo percentual, o estado vem atraindo mais turistas e progredindo no ranking nacional de destinos mais visitados, já que ocupava o 24ª colocação em 2020, passando para 22ª colocação em 2021 e no ano de 2022 alcançou a 21ª colocação (GAZETA DO CERRADO, 2022).
Apesar de ter atingido uma discreta melhora na posição do ranking nacional, devemos ter plena consciência de que o destino Tocantins, ainda é pouco conhecido no Brasil. Alguns fatores contribuem para essa situação, dentre eles podemos citar a falta de divulgação adequada do destino, a alta no preço das passagens aéreas e o alto custo para visitação de alguns produtos turísticos e seus atrativos. Atualmente, a maior parte da divulgação do turismo no Tocantins, no território brasileiro, é efetuada pelas próprias agências de turismo, sendo necessário maior envolvimento por parte do Governo do Estado, na divulgação e fomento dessa atividade.
Outros fatores relevantes a serem levados em consideração, são a falta de infraestrutura de acessibilidade aos destinos de muitos atrativos e a qualificação da mão de obra prestada nos meios turísticos.
Investimentos são imprescindíveis para que os fatores negativos possam ser sanados ou minimizados, proporcionando o aumento da satisfação dos turistas para com os locais visitados, tornando suas experiências mais agradáveis e inesquecíveis. Turistas satisfeitos ampliam a imagem positiva dos destinos turísticos.
Para que o Tocantins tenha maior visibilidade no cenário do turismo do Brasil, existe a necessidade iminente de ações efetivas nas áreas citadas anteriormente, unindo esforços e investimentos do estado; a cooperação e comprometimento das comunidades receptoras; e o engajamento dos empreendedores e seus colaboradores.
Dentro do planejamento turístico devem ser desenvolvidas e implementadas políticas públicas que estimulem o turismo local, sendo necessária uma eficiente gestão de marketing e comunicação.
Nesses 33 anos de existência do “Bico de Tucano”¹, diversas medidas vêm sendo estudadas, além da adoção de ações e projetos que visam o crescimento e desenvolvimento de produtos turísticos no estado. Com isso, tais ações permitem a ampliação da perspectiva de introdução de diversas atividades relacionadas ao turismo.
Em Março de 2023, o SEBRAE/TO em parceria com Governo de Estado do Tocantins, apresentou o projeto “Tocantins + Turismo”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do trade turístico no estado. Tal projeto beneficiará pequenos negócios em 12 municípios, promovendo a capacitação dos envolvidos no gerenciamento e prestação de serviços relacionados ao setor; melhoria das condições de transporte na rede estadual; e o envolvimento das comunidades locais e arranjos produtivos. Em entrevista, o Superintendente Rérison Antônio, do SEBRAE/TO, afirma que serão realizados esforços para a melhoria do produto turístico: “vamos otimizar forças para que o nosso empresário entregue um atendimento e um produto melhor, além de gerar empregos e renda para o desenvolvimento do estado”.
Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins - SECOM, no ano de 2022, foi registrado um aumento de empregos no setor do turismo, tendo sido contratados 6537 trabalhadores, o que corresponde a um aumento de 37% em relação ao ano de 2021, fato que indica o crescimento dessa atividade, e proporciona otimismo com possibilidade de eficácia na implantação das ações que estão sendo adotadas para o desenvolvimento do turismo no Estado.
Outra medida tomada pelo Governo do Tocantins foi a formação de um grupo executivo que visa a criação de um Corredor Ecoturístico, com a criação de
...