ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: fochinho • 13/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.392 Palavras (10 Páginas) • 349 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
PÓLO COTIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cotia
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
PÓLO COTIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atividade Prática Supervisionada ATPS de ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL do Curso de Pedagogia pela Universidade Anhanguera realizada sob a orientação da Tutora a Distância Prof.ª Mª Clotilde.
Caroline Pedroso Dorazzio Lirio RA: 401331
Deusa dos Santos Pereira de Carvalho RA: 404973
Diogo Lima Moreschi RA: 392982
Léia Ribeiro da Costa RA: 404791
Silvia Cristina Lourenço Mendes RA: 398718
Cotia
2014
Sumário
Introdução03
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil04
Vantagens e Desvantagem do Ensino Fundamental de nove anos05
Das organizações Auxiliares da Escola06
A finalidade da Associação de Pais e Mestre07
Forma de Funcionamento08
LDB artigo 6209
Mapa Conceitual10
Considerações finais11
Referências Bibliográficas12
INTRODUÇÃO
A Atividade Pratica Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionada e que tem objetivos favorecer a aprendizagem, estimular reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas ,cognitivas ,emocionais, e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas. Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas á educação, nos processos didáticos- pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagem, significativas Trabalhar em espaços escolares, na promoção da aprendizagem sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇAO INFANTIL E FUNDAMENTAL
O Ministério da Educação (MEC) a Secretaria de Educação Básica(SEB),o Departamento de políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental(DPE) e a Coordenação Geral de Ensino Fundamental (COEF),publicaram em 2004, um documento com o titulo" Ensino Fundamental de 9 anos: orientações gerais", que se refere ao processo de ensino aprendizagem, avaliações e currículo, conhecimento e desenvolvimento humano. A o mesmo tempo previa-se a necessidade de que não houvesse uma ruptura entre educação infantil e ensino fundamental, então reforçava-se a importância das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil e na revisão da proposta pedagógica do ensino fundamental, Que passaria a atender crianças de 6 anos.
O ensino fundamental de nove anos traz diversas implicações, como por exemplo:
-Investimentos em aspectos físicos e materiais para atender as crianças no espaço escolar
-Distinção dos recursos relacionados a política de formação de professores e demais necessidades de cunho pedagógico.
Precisamos ressaltar que a Educação Infantil é complementar a Educação da família e uma opção da mesma; um direito da criança porem não um momento obrigatório e não é um pré-requisito para seu ingresso a escola. O fato de a educação infantil fazer parte da educação básica não quer dizer que deve antecipar o modelo escolar, isto e, educação infantil não e ensino infantil. (FARIA, 2006, p137).
Nas ultimas décadas, o numero de instituições de educação infantil tem aumentado consideravelmente e as propostas pedagógicas em muitas instituições não condizem com a realidade. Segundo Souza e Carvalho (2004 p 126-127)"Varias são as razoes para essa expansão, tais como avanço políticos e legais que deram ao município a obrigação de oferecer atendimento a educação infantil.
A qualidade da educação infantil e fundamental deve ser motivo de preocupação, pois buscam garantir o direito da criança, e se faz necessário propostas especificas que garantam qualidade quando atribuídas. É importante que os profissionais que trabalham diretamente com as crianças se envolvam plenamente, pois isso fará a diferença, pois realidade que vivemos são salas lotadas, espaços físicos que não são coerentes com o que é proposto pelas diretrizes, falta de material de apoio ,e para completar profissionais mal remunerados que necessitam de trabalhar até três turnos para sustentar sua família .
VANTAGENS E DESVANTAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.
A ampliação do período da sociedade da escolaridade obrigatória, que assegura o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental, além de viabilizar um tempo maior de convívio escolar, pretende desenvolver e qualificar suas oportunidades de aprendizagem.
Esta ampliação requer uma organização maior e criteriosa nos currículos, na proposta pedagógica, no material didático e nos recursos, uma vez que a faixa etária dessas crianças exige uma didática diferenciada, respeitando suas especificidades.
Seria necessária uma ampla reestruturação na forma de ensino e na qualificação dos professores. Enquanto continuarmos tratando todos como iguais ,num contexto que todos são muitos diferentes estaremos cometendo os mesmos erros, independente da quantidade de anos. Na educação infantil, mesmo a criança estando no processo de aprendizagem, ela não é obrigada a aprender a ler e escrever , mas com a entrada no ensino fundamental, ela terá mais atividades que ira sobrecarrega-las, com obrigações que ainda não é para sua faixa etária.
O ensino fundamental ampliado para nove anos de duração exige uma proposta pedagógica própria para ser desenvolvida em cada escola e objetivos a serem alcançados por meio de processo de ensino nas áreas do conhecimentos, na matriz curricular definida pelos sistemas de ensinos, nos conteúdos e na distribuição da carga horaria entre os componentes curriculares. A nível internacional são alfabetizadas até mesmo antes dos 6 anos. Aprender a ler e escrever são desafios, porém essa faixa é favorável ao desenvolvimento cognitivos das crianças por aprenderem de forma lúdica e com acesso a leitura infantil. A desvantagem está nas escolas e profissionais despreparados para atuar, é preciso o professor desprender dos métodos antigo e trabalhar atividades corporais, noções espaciais e coordenação motora que são habilidades relevantes para desenvolver a oralidades e posteriormente á escrita.
...