Resenha Deus nao está morto
Por: Ligia Cruz • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 1.319 Visualizações
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE TURISMO
RESENHA CRÍTICA DO FILME: “DEUS NÃO ESTA MORTO”
MANAUS-AM
2015
LIGIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA CRUZ
JOEL NUNES CARDOZO
RESENHA CRÍTICA DO FILME: “DEUS NÃO ESTA MORTO”
Trabalho científico apresentado á disciplina Filosofia, para obtenção de nota parcial no curso de Turismo, da Universidade Nilton Lins, ministrada pelo Professor Clóvis Araújo.
MANAUS-AM
2015
GOD’S NOT DEAD (DEUS NÃO ESTÁ MORTO). Direção: Harold Cronk. Produção: Michel Scott,Russell Wolfe,Anna Zielinski,EUA 2014. 113 mim, Gênero: Drama. Distribuição: Pure Flix (EUA), Graça Filmes (BRA).
RESENHA CRÍTICA
Por:
Lígia Conceição Oliveira da Cruz
Joel Nunes Cardozo
Logo que chega a universidade, o estudante Josh Wheaton (Shane Harper) tem sua fé desafiada pelo professor Radisson (Kevin Sorbo), ao questionar a existência de Deus. Em meio a este questionamento Josh se encontra dividido entre a sua crença, e seu futuro acadêmico, já que o professor insiste em reprová-lo se ele continuar com afirmação da existência divina, porém ele não sede a pressão e resolver defender Deus diante de toda a classe, causando assim a repudia do professor.
O filme relata uma visão ateísta de um professor sobre a religião, onde um aluno extremamente cristão defende sua crença com muito orgulho. No contexto secundário é abordada uma breve convivência do mundo mulçumano com a vida ocidental, assim como conflitos familiares, doenças como o câncer, e a demência na terceira idade.
Josh Wheaton esta ingressando na universidade, e ao chegar para fazer a matricula, quando pega o documento de pré-matrícula é questionado pelo atendente, pelo fato dele querer ser aluno da disciplina de filosofia, o atendente menciona a fama do professor Jeffrey Radisson, que sugere a Josh que mude de ideia ao ver que ele carrega um pequeno crucifixo em seu cordão. Mesmo assim Josh não desiste e se matricula na disciplina e de modo irônico o atendente relata a data de trancamento.
Chegando à primeira aula do professor Radisson, um ateu convicto, faz uma breve explanação sobre a etimologia dos termos ateísmo e agnosticismo, e sobre como a ciência e a razão vencem a crença religiosa através de fatos científicos, depois solicita aos alunos que escrevam em uma folha de papel a seguinte frase: “Deus está morto”, com a sua assinatura no final do papel.
Josh sendo um cristão fiel não aceita escrever a frase, e questiona ao professor tal tarefa, sendo o único na turma a não escrever no papel, oque provoca à ira do professor, que ao ser desafiado por Josh, o dá a missão de ministrar três aulas em defesa de Deus, aulas que ele terá vinte minutos para defender a sua crença e provar que Deus não esta morto.
Pressionado pelo professor, Josh começa a entrar em conflito com sua namorada Kara, que irritada o questiona sobre o tal interesse na matéria, alegando que o assunto não teria tanta prioridade assim, em vista ao grande futuro acadêmico que eles poderiam viver pela frente.
Em meio a este conflito Josh procura o reverendo Dave para obter algo que ele possa usar para defender Deus, Dave então o aconselha a abandonar a disciplina, ou no caso de aceitar o desafio do professor o orienta para que leia alguns versículos da Bíblia, para que possa lhe ajudar.
No decorrer da trama Josh começar a ministrar a sua defesa de Deus nas aulas por meus de argumentos válidos, oque irrita, mas ainda o professor que insiste em questionar sua argumentação o pressionando, mas ainda, para tentar fazê-lo desistir do desafio. Depois de um tempo com a insistência no assunto, Kara deixa Josh. E ele se concentra, mas ainda na sua defesa, oque o leva a ser, mas convincente nas aulas, ganhando superioridade sobre as colocações de Radisson, e conquistando os alunos mesmo que eles não demostrassem ainda perante a classe, percebendo a situação o professor Radisson põe os argumentos de Josh em duvida na frente dos outros alunos, até causa certo conflito em sala, o que deixa ainda, mas evidente o quanto ateu ele é.
Josh em meio as suas defesas nas aulas convence Martin, um intercambista chinês a acreditar na existência de Deus, o que o leva a desafiar seu pai.
Em historias secundárias na trama do filme, podemos ver entre elas a namorada de Radisson, Mina é uma cristã e sofre constantes ataques verbais do professor por este motivo, chegando ate mesmo a humilhá-la publicamente na frente de seus amigos professores que também são ateus. Mina também procura o reverendo Dave, que a aconselha a dar valor, a quem lhe dar valor, refletindo sobre sua vida com Radisson ela o deixa.
...