Sinalética externa museu zoroastro artiaga
Por: Christofer Marlon Ehrhardt Chaves • 28/3/2019 • Relatório de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
1.INTRODUÇÃO
O Museu Zoroastro Artiaga foi criado em 6 de Fevereiro de 1946 leva o nome de seu fundador, o professor Zoroastro Artiaga (1891-1972), que foi professor, advogado, geólogo e historiador, e o primeiro diretor da instituição.
O edifício foi construído em 1942/43, pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky (1914-1990), em estilo Art Decó, originalmente para sediar o Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP. De influência classicizante, este edifício compõe o conjunto administrativo de Goiânia, e foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual pelo Decreto-Lei n. 4943, de 31 de Agosto de 1998, e também foi tombado pelo IPHAN em 2004
O Museu Zoroastro Artiaga é o museu de referência da história de Goiás, onde os objetos que constituem seu acervo refletem e demonstram em sua narrativa, aspectos da diversidade da cultura material e imaterial do Estado de Goiás.
2 - REGISTROS
Ao decorrer da visita ao Museu Zoroastro Artiaga em Goiânia, no dia 24/03/2019 foi feito uma avaliação externa da sinalização. Notei que o Museu tem algumas placas metálicas em volta do edifício. Na entrada principal, tem uma placa metálica pequena, de cor preta com letras pratas bem acima da porta de acesso ao Museu.
Esta placa foi colocada na mesma época que o Museu foi construído, sendo assim não é possível fazer nenhum tipo de modificação na mesma.
Voltando para frente do Museu, temos uma placa indicativa com letras apagadas, como se pode ver nas imagens.
Fonte: Museu Zoroastro(frente), 23 de março de 2019
Fonte: Museu Zoroastro(frente), 23 de março de 2019
No lado direito do prédio temos outra placa, do mesmo jeito da anterior. Ela está posicionada de frente para a Rua -10
Fonte: Museu Zoroastro(frente), 23 de março de 2019
3.PARECER CRÍTICO
A sinalética externa deixa muito a desejar, pois as placas não estão bem posicionadas e com a fonte reduzida, o que dificulta a leitura à distância, assim como o efeito de chamar a atenção dos transeuntes. O que se comprova, pois, poucas pessoas, inclusive os goianienses conhecem que aquele edifício antigo é um Museu, não somente um qualquer, mas sim aquele que carrega boa parte da história e cultura local.
4.SUGESTÕES
Para resolver o problema da sinalização externa sem alterar as placas que já estão pregadas nas paredes do museu, a prefeitura ou governo do estado deveria investir em placas com fontes maiores e usar iluminação. Não somente em frente ao Museu, mas sim em todo entorno e isso vale para
...