TECNOLOGIAS DE PLANEJAMENTO
Por: Livia Barros • 19/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 1.127 Visualizações
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
TECNOLOGIAS DE PLANEJAMENTO
Prof. Coordenador(a) : Profª Suellen Lamas Data: 12/10/15
Pólo: Duque de Caxias Período: 3º
Aluno : Lívia N S Barros Matrícula: 14217130060
Avaliação a Distância (AD) 2
Leia atentamente o Plano Nacional de Turismo 2013-2016 (disponível na plataforma) e faça as análises solicitadas nas duas questões a seguir.
- O Plano Nacional de Turismo (PNT) atende as quatro Técnicas de Planejamento estudadas na aula 03. É possível identificá-las em cada capítulo desse documento. Faça a correlação das Técnicas de Planejamento com os capítulos do PNT 2013-2016. (2 pts)
As técnicas de planejamento visam essencialmente:
- Construir imagens prováveis do futuro, com base na analise da realidade econômico-social e das tendências do processo de desenvolvimento;
- Formular a imagem-objeto a atingir (o futuro desejado), ou seja, definir a política de desenvolvimento;
- Identificar os meios para alcançar os objetivos colimados, ou seja, estabelecer a programação do desenvolvimento; e,
- Conceber e acionar os mecanismos de execução e de coordenação e controle do planejamento.
( I ) Diretrizes e Visão de Futuro do Plano Nacional de Turismo;
( II ) Ações e Disposições Finais do Plano Nacional de Turismo
( IV ) Diagnóstico do Plano Nacional de Turismo;
(III ) Objetivos Estratégicos e Metas do Plano Nacional de Turismo;
- Com base nos Aspectos de Planejamento definidos por PETROCCHI (1998), classifique o Plano Nacional de Turismo 2013-2016 quanto aos aspectos. (5 pts)
ASPECTOS CLASSIFICAÇÃO SUBCLASSIFICAÇÃO [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
TEMPORAL longo prazo
GEOGRÁFICO nacional Urbano[pic 6][pic 7]
ECONÔMICO Macroeconômico
ADMINISTRATIVO
INTENCIONAL Estratégico[pic 8][pic 9]
AGREGATIVO Global
- O Programa de Regionalização do Turismo, estruturado pelo Plano Nacional de Turismo 2013- 2016, é qualificado a partir das proposições advindas de discussões realizadas no âmbito do Sistema Nacional de Turismo, das equipes técnicas do Ministério do Turismo, das avaliações oriundas das instâncias de governança, da Rede Nacional de Regionalização e, por último, da consulta pública.
Leia o Programa de Regionalização do Turismo (disponível na plataforma) e responda as questões a seguir: (3 pts)
- Quais as diretrizes básicas desse Programa?
Para alcançar os resultados almejados no processo de regionalização do turismo, foram definidas diretrizes que se constituem nas premissas para sua execução:
Abordagem territorial, Integração e participação social, Inclusão, Descentralização, Sustentabilidade, Inovação, Competitividade,
- Qual o modelo de gestão adotado?
O modelo de gestão adotado pelo Programa de Regionalização do Turismo está alicerçado sob a ótica da gestão compartilhada, deixando evidentes a participação , democratização, consensos e acordos, envolvendo multiplicidade e diversidade de entes institucionais, agentes econômicos e sociedade civil organizada. Traduz as aspirações da sociedade e do governo na coresponsabilidade na tomada de decisão, na formulação de estratégias, na determinação das prioridades de execução, na avaliação, que referendem os objetivos a serem alcançados na perspectiva da inclusão e do desenvolvimento. Outra centralidade da gestão do Programa de Regionalização do Turismo são os meios de acesso para a transparência e o compartilhamento das informações e resultados da execução da política. Neste sentido é necessário qualificar os sistemas de planejamento, acompanhamento e avaliação, comunicação e informação em rede, de modo a ampliar a participação social e garantir o êxito da gestão compartilhada do Programa.
...