Tcc Turismo Náutico em Fortaleza
Por: Joao Pedro Rcr • 7/5/2020 • Artigo • 5.130 Palavras (21 Páginas) • 514 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE TURISMO
JOÃO PEDRO RUSSO COSTA RIBEIRO
TURISMO NÁUTICO NA ORLA DE FORTALEZA
FORTALEZA-CE
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ[pic 3]
JOÃO PEDRO RUSSO COSTA RIBEIRO
TURISMO NÁUTICO NA ORLA DE FORTALEZA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Turismo do Centro Universitário Estácio do Ceará como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Turismo.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marcia Maria Bezerra de Sousa
FORTALEZA-CE
2019
JOÃO PEDRO RUSSO COSTA RIBEIRO[pic 4]
TURISMO NÁUTICO NA ORLA DE FORTALEZA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Turismo do Centro Universitário Estácio do Ceará como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Turismo.
Aprovada em: 06/12/2019.
BANCA EXAMINADORA
_________________________________
Prof.ª Dr.ª Marcia Maria Bezerra de Sousa
Orientadora
Centro Universitário Estácio do Ceará
____________________________________
Prof.ª Dr.ª Letícia Neves
Centro Universitário Estácio do Ceará
FORTALEZA- CERÁ
2019
TURISMO NÁUTICO NA CIDADE DE FORTALEZA[pic 5]
João Pedro Russo Costa Ribeiro[1]
Márcia Maria Bezerra de Sousa[2]
RESUMO
O turismo náutico é uma atração na cidade de Fortaleza que, anualmente, atrai vários turistas, nacionais e internacionais, evidenciando um aumento de visitantes a cada ano para conhecerem essa e outras atrações turísticas. Nesse sentido, a problematização proposta para este trabalho foi: como a oferta de passeios náuticos na orla de Fortaleza pode contribuir com o Turismo Local? O estudo teve como objetivo geral analisar a relevância dos passeios ofertados em Fortaleza para o turismo local e, como objetivos específicos, conhecer a oferta de passeios náuticos em Fortaleza, apresentar o desenvolvimento da orla do Mucuripe como referência de passeios náuticos na cidade e identificar os passeios náuticos existentes na referida orla. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, bibliográfica e exploratória. A pesquisa de campo foi desenvolvida numa estrutura de passeios de barco em Fortaleza-CE. Para a análise e coleta de dados, usamos a entrevista estruturada, com perguntas pré-elaboradas para serem aplicadas in loco. Os dados apontaram que os turistas apreciam os passeios de barco e consideram justos os preços cobrados aos mesmos. Conclui-se, portanto, que os profissionais da área do turismo podem ter uma enorme contribuição no aumento dos passeios náuticos junto à Associação dos Veleiros, para que isso se transforme em acréscimo e num grande potencial da atividade turística na cidade de Fortaleza.
Palavras – Chave: Turismo; Turistas; Associação de Veleiros.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo, que apresenta como problematização “a oferta de passeios náuticos na orla de Fortaleza pode contribuir com o Turismo Local?”, teve como objetivo geral analisar a relevância dos passeios ofertados em Fortaleza para o turismo local e, como objetivos específicos, conhecer a oferta de passeios náuticos em Fortaleza; identificar quais passeios náuticos existentes na orla do Mucuripe; e investigar se o desenvolvimento da orla do Mucuripe está relacionado a esses passeios. O interesse pelo desenvolvimento dessa pesquisa surgiu da necessidade de refletir sobre a importância desses passeios para o desenvolvimento cidade de Fortaleza. Para que haja o desenvolvimento turístico de uma cidade, é necessário que a gestão pública invista no setor, planejando e gerindo a presença do turista, para que este possa visitar, explorar e conhecer os atrativos turísticos. Diante disso, o turismo náutico, importante atividade de navegação realizada somente em águas correntes ou fluviais, precisa de recursos para a aquisição de barcos e veleiros.
Esta pesquisa teve como objeto de estudo o turismo náutico, destacando seu conceito, surgimento e as características das atividades lúdicas e desportivas que são realizadas, principalmente, na alta estação em cidades litorâneas.
A partir da problematização desse tema, tem-se a hipótese de que o turismo utiliza suas embarcações náuticas em função dos fluxos e interesses dos turistas, sendo importante para a economia e desenvolvimento da cidade, possibilitando gerar emprego junto às atividades relacionadas aos veleiros, assim como em todo o setor turístico.
O estudo, de natureza qualitativa, apresentou procedimento teórico-metodológico bibliográfico e documental, com estudo teórico e pesquisa de campo. A pesquisa foi fundamentada em alguns autores que estudam sobre o tema e, principalmente, em documentos do Ministério do Turismo. A pesquisa de campo foi realizada na Associação de Passeios Náuticos, localizada na cidade de Fortaleza-CE. Foi utilizado um questionário semiestruturado que foi aplicado a 2 participantes da pesquisa que trabalham na referida associação e a 6 turistas. Durante a realização desta pesquisa, foi relevante compreender que o turismo náutico na cidade de Fortaleza ocorre por meio de diferentes tipos das embarcações, assim como a frequência de excursões navais varia bastante e, consequentemente, também variam as características dos turistas que que se utilizam desses passeios.
...