Transportes Fluviais da Amazônia
Por: Sandra Oliveira • 19/8/2018 • Resenha • 570 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2018/1º
Disciplina: Transportes Turísticos I
Coordenador: Rafael Castro
Tutor à Distância: Thadeu André Melo
Aluno: Sandra Regina Mendes de Oliveira Matrícula: 17117130214
Tema: Transportes Fluviais da Amazônia
Problemática
O Transporte fluvial e o mais econômico e limpo, no entanto e o menos utilizado no Brasil, mas dependendo da região este modal e quase que exclusivamente o único meio de transporte onde as distancia são grandes, estradas e ferrovias não existem. E o caso da região amazônica onde populações inteiras como no caso a ribeirinha, tem essa modalidade como o único meio de transporte. O sistema de transporte fluvial e de grande importância para economia local, para se ter acesso aos serviços básicos de saúde, educação, assistência social e para o turismo na região.
Justificativa
O presente estudo visa analisar o transporte de passageiros por via fluvial, que é notadamente precário principalmente na Amazônia onde o embarque e desembarque são realizados, na sua grande maioria, em terminais de baixa ou nenhuma acessibilidade, com a utilização de embarcações inadequadas que transporte misto, com carga e passageiros, portanto transporte longitudinal, que muitas vezes provocam acidentes de grandes proporções.
Objetivo geral
A pesquisa tem como objetivo mensurar todo o sistema de transporte de passageiros por via fluvial, desde a quantidade de terminais e de passageiros, até mercadorias que circulam anualmente por vias navegáveis dos estados do Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas.
Objetivos específicos
O presente estudo tem a função de analisar a importância desse transporte vital para a Região Amazônica e para todos os rios brasileiros, sendo, também de interesses de órgãos que têm ligação com o tema “transporte” para não deixarem de dar a devida atenção às políticas públicas em benefício dessa população.
Metodologia
Esta pesquisa e exploratória descritiva para traçar o perfil dos usuários das embarcações na região Amazônica, com consultas aos moradores de comunidades ribeirinhas, sexo, faixa etária, estado civil, renda familiar mensal, e pesquisa de satisfação. Realizar levantamento ao longo dos diversos cursos fluviais existentes, quantidade de linhas e embarcações exploradas que prestam serviços regulares, qualidade dos portos e quantidade de mercadorias movimentadas na travessia da região amazônica no ano em curso, e requerer junto ao governo do estado uma parceria com Universidade Federal do Para (UFPA) com objetivos de interesse da própria instituição de ensino.
Resultados esperados
Os objetivos almejados são que o Ministério dos Transportes e órgãos afiliados, com seu quadro de técnicos consideravelmente capacitados, elaborem um Plano Hidroviário Estratégico específico de viabilidade técnica, econômica e ambiental de corredores hidroviários, para estabelecer diretrizes gerais para o desenvolvimento do setor com abrangência em toda a rede fluvial e da população ribeirinha dos principais rios do Brasil, como também a criação de um banco de dados sobre o setor.
...