Turismo Etnico
Por: diguimebarbara • 15/8/2015 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 580 Visualizações
Curso : TECNOLOGIA DE GESTÃO DE TURISMO
Aluna: BÁRBARA NUNES DE CASTRO OLIVEIRA
Matrícula: 13117130149
Polo: MIGUEL PEREIRA
AD1 – TURISMO ÉTNICO – 2015/2
Turismo indica movimento de pessoas que não estão a trabalho em contextos diferentes do de origem, seja este o lar, a cidade ou o país. Etnicidades são fenômenos sociais que refletem as tendências positivas de identificação e inclusão de certos indivíduos em um grupo étnico.
Turismo étnico é o contato com o modo de vida, cultura diversificada dos povos, seus costumes, modos de viver das localidades, é um turismo voltado para pessoas e suas expressões etnográficas.
O turismo étnico se conforma num processo de descoberta e de construção coletiva, quando as comunidades tradicionais discutem e determinam o que querem, o que podem e como querem fazer para o desenvolvimento dos seus territórios e dos agentes que nele habitam.
A comunidade quilombola de Felipa localiza-se no município de Itapecuru, distante 120 km de São Luís, capital do Maranhão, tendo como via de acesso a BR 135, o território possui uma área de 428 hectares, abrigando 35 famílias descendentes de mesmo tronco familiar, totalizando 170 pessoas. O capital social e as sinergias culturais das comunidades tradicionais e especificamente da comunidade de Filipa são estímulos para a implantação da atividade turística tanto no espaço natural – envolvendo atividades ligadas ao meio ambiente e a rotina rural - quanto do turismo cultural – direcionado para a vivência de tradições e costumes específicos da comunidade quilombola.
A comunidade quilombola de Filipa tem vivenciado esse processo, por meio da arregimentação de seu patrimônio cultural, de suas memórias e tradições pela atividade turística. No intuito de estabelecer uma relação harmônica entre turismo étnico e comunidades tradicionais torna-se necessário promover uma gestão compartilhada dos recursos e valores locais, capaz de conciliar os projetos de desenvolvimento econômico e a elevação da qualidade de vida para os segmentos sociais.
As particularidades dos territórios étnico-culturais devem ser consideradas e potencializadas no decorrer da formatação de produtos turísticos, promovendo maior articulação entre os agentes locais, visando ao alcance da sustentabilidade dos projetos turísticos.
[pic 1]
...