Turismo e geografia: Abordagens críticas
Por: Israel Lopes • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 813 Visualizações
NEIDE, Luiza; BANDEIRA, Sylvio. Turismo e geografia: Abordagens críticas. Fortaleza: Uece, 2005. 174 p.
“Explicar o turismo implica estudar o espaço geográfico, pois os turistas viajam para conhecer lugares, havendo, portanto, uma relação estreita entre a geografia e o Turismo” (NEIDE; BANDEIRA, 2005, p. 12).
A geografia é muito importante para o turismo, pois para que o turismo aconteça é necessário algumas mudanças no espaço geográfico para atender a necessidade dos turistas que irão visitar o local, onde o estudo da geografia e do turismo em conjunto poderá resultar proteção dos espaços locais, á preservação do meio ambiente trabalhado, exercendo assim o desenvolvimento sustentável.
Neide e Bandeira (2005, p. 18) falam que “Para um turismo de qualidade ou cultural, não basta ver, é preciso compreender os lugares e interagir com as culturas visitadas para que a fala e o discurso obtenham valor e significado entre os ouvintes”.
A história dos lugares turísticos é muito importante, é necessário a atuação de um guia de turismo que conheça bem a história do lugar, as pessoas, os costumes, entre outras coisas, para que possa passar tudo isso aos turistas, fazendo com que eles interaja, conheça bem os lugares que visitarem e para que depois possam passar suas experiencias para outras pessoas também.
“ O turista, ao fazer uso dos espaços urbanos desconhecidos, necessita dos instrumentos da cartografia para garantir maior precisão em seus roteiros, sentir maior segurança e aproveitar o máximo nos roteiros percorridos” (NEIDE; BANDEIRA, 2005, p. 35).
É imprescindível a existência dos instrumentos de cartografia, por que é a partir dele que os turistas se guiam para chegar no lugar desejado. Outra relação importantissima da geografia com o turismo.
Neide e Bandeira (2005, p. 39) falam que “Pela Geografia crítica, ao contrário, capacita-se profissionais engajados e comprometidos com as mudanças sociais, conscientes e capazes de entender as contradições do mundo”.
É preciso capacitar estudos onde influencie as pessoas, a resolver os problemas expostos, capazes de se mobilizar para por em prática as criticas expostas fazendo com que os indivíduos entenda as diferenças e a complexidade da sociedade, para que possa trabalharem na transformação de uma sociedade mais justa.
...