Turismo e suas competencias
Por: ana.chamma • 1/11/2015 • Trabalho acadêmico • 594 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
ENTREVISTA COM O COLABORADOR – Jorge de Albuquerque
-O que você acredite que faça com que haja a fidelização dos clientes?
O que fideliza os clientes, provavelmente seja a excelência, tanto da comida quanto o atendimento. Nosso restaurante também é um lugar muito acolhedor, familiar, ou seja, possuímos um grande numero de refeições vendidas em datas comemorativas, como nesse ultimo dia das mães, que foi o que mais tivemos lucro nos últimos 3 anos.
- Foi destacado anteriormente, que uma das maiores fraquezas no estabelecimento, fosse a rotatividade de funcionários devido a concorrência, o que você acha?
Acredito que a rotatividade se dê, devido ao grande índice de os colaboradores não quererem trabalhar aos sábados, domingos e feriados, então, os mesmos trabalham um determinado período onde buscam aprender ao máximo e depois saem para montar sem próprio negocio e encontrar a comodidade. Nesse ponto o estabelecimento acaba baixando o índice de fidelidade, pois o cliente busca a excelência e padronização no serviço e com a rotatividade, faz com que tenham que ser estabelecidos mais treinamentos e métodos para fazer com que o próximo colaborador saiba trabalhar.
- Outros pontos fracos?
Nos últimos tempos, o ponto franco para todas as empresas tem sido a crise, aonde o rendimento vem sendo cada vez menor, fazendo com que os lucros da empresa caiam e com isso sejamos obrigados a contar custos e um dos métodos encontrados para que haja a diminuição deles, seja o corte de funcionários.
- Os pontos fortes?
Nossa visão em vista do funcionário que buscamos é diferente da visão dos concorrentes e acredito que isso nos ajude a subir o nível do atendimento. Nós, buscamos colaboradores que tenham um bom comportamento e um bom relacionamento entre si e buscamos fazer com que eles aprendam e chegue a excelência de serviço através de nossas capacitações, enquanto, para outras empresas, seja mais ágil encontrar colaboradores que já tenham experiência na área, para que o próprio já entre trabalhando e a empresa não tenha o trabalho de capacitar, porem, normalmente, pessoas que encontram oportunidades novas, possuem uma motivação maior do que aqueles que já se encontram “esgotados”, mas mesmo assim, precisam de um trabalho. Outro ponto forte da empresa é o dia em que recebemos o pagamento, recebemos no dia marcado sem nenhuma mudança de planos, coisas que outras empresas, sempre acontecem um mal entendido como esse. Por esses e outros motivos, os colaboradores que aqui trabalham, quando saem, não encontram nenhum motivo negativo para não gostar, ocorrendo ate, na maioria das vezes fazendo com o que voltem a participar da nossa equipe novamente no futuro.
- Existem oportunidades de colaboradores crescerem dentro da empresa?
Sim, a rede Super Grill vem crescendo cada vez mais, são abertas em torno de 2 filiais novas por ano, em shoppings, etc. Quando essas filiais estão se abrindo, são dadas a oportunidade de gerencia a um colaborador antigo e capacitado.
-Exemplos de ameaças?
Funcionário e concorrência não são considerados ameaças, pois funcionários nós mesmos que capacitamos, nós que contratamos e a concorrência é um fator considerado como melhoria, porque faz com que tenhamos sempre que melhorar para alcançarmos a excelência. Acredito que a crise seja a maior ameaça nos últimos tempos, como dito a cima.
...