A Análise do Livro: Terra Sonâmbula
Por: Sah Milleny • 29/6/2023 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 79 Visualizações
Análise do Livro: Terra Sonâmbula
Terra Sonâmbula, de Mia Couto, é uma obra moçambicana do período pós-independência, e retrata os conflitos sociais em Moçambique durante a guerra civil (1977 – 1992).
O título da obra faz referência à instabilidade do país e, portanto, à falta de descanso da terra que permanece “sonâmbula”. A realidade e o sonho são dois elementos fundamentais na narrativa.
O objetivo central é revelar os horrores e desgraças que envolveram a guerra no país. Os conflitos, o cotidiano, os sonhos, a esperança e a luta pela sobrevivência são os pontos mais relevantes do enredo. Além disso, na narrativa, em meio a acontecimentos fantásticos, há também elementos da cultura moçambicana, de forma a enaltecer e valorizar a identidade nacional, a partir de um olhar lírico, mas também crítico.
Com uma linguagem marcada pelo lirismo e pela coloquialidade, o romance conta com a presença de neologismos, alegorias e elementos do realismo mágico ou fantástico. Traz também uma narrativa de tom memorialístico, que dá voz aos seres anônimos que lutaram pela sobrevivência durante o conflito armado.
“Terra Sonâmbula” é escrito em prosa poética e não tem um gênero específico. Ele é de gênero híbrido, pois contêm diário, carta, lenda e provérbios. Sua narração é paralela, misturando o presente e o passado, e há uma oscilação no foco narrativo que vai entre a terceira e primeira pessoa. O enredo da obra não é linear, ou seja, momentos da história dos personagens são intercalados com outros.
Os conflitos na obra são bem descritos, nos dando uma visão mais detalhada sobre a época, o dia a dia durante este período, e uma melhor compreensão dos efeitos dos conflitos. Também é bom para conhecer mais sobre esse continente, suas culturas e política que são assuntos trabalhados no livro.
A leitura é interessante, agregou compreensão e outras perspectivas de realidade ao meu conhecimento, e é uma boa forma para iniciar na leitura africana.
...