A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
Por: marceloefanne • 5/6/2021 • Projeto de pesquisa • 5.195 Palavras (21 Páginas) • 136 Visualizações
UNOPAR UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Tangará da Serra- MT
2020
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PARTICIPANTES 6
4 OBJETIVOS 7
5 PROBLEMATIZAÇÃO 7
6 REFERENCIAL TEÓRICO 9
7 METODOLOGIA 155
8 CRONOGRAMA 177
9 RECURSOS 188
10 AVALIAÇÃO 199
11 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
12 REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
O handebol foi instituído em 1919 pelo esportista e educador de educação física alemão Karl Schelenz, ele e juntamente com seus colegas redesenharam um esporte para deficientes visuais, e denominaram sua criação de "handebol".
Desde o início, o handebol que apreciamos sofreu várias modificações, o esporte foi um jogo pensado para no gênero feminino. Futuramente, devido à sua participação no movimento olímpico, iniciou uma competição para papéis masculinos e femininos.
No Brasil, o esporte começou a ganhar destaque na década de 1930. Em 1940, a Federação Paulista de Handebol foi constituída em São Paulo. Este momento é um passo importante para a concretização do esporte no país.
O handebol é definido como um esporte de equipe e é considerado simples para a aprendizagem em um ambiente escolar, fornece um alto nível de desempenho atlético por exercer todos os movimentos físicos básicos dos participantes, é considerado como um esporte de extrema relevância nos ambientes escolares, dado ao bom resultado apresentado em diversas instituições educacionais, hoje o handebol é um dos esportes mais praticados entre os estudantes.
O mesmo é definido como um esporte grupal. Sua prática contribui para o desenvolvimento motor do aluno, trabalhando todos os níveis básicos de movimento, arremessar, saltar, correr, considerando que este esporte trabalha muito coordenação motora, psicológico, raciocínio. É uma modalidade considerada de fácil aprendizagem e manipulação dentro do âmbito escolar. O objetivo desta pesquisar é a percepção e utilização do handebol por parte de alunos do Ensino fundamental. A metodologia utilizada foram livros, sites, artigos, monografias e revistas, sendo eles de autores reconhecido na qual são muito importantes na história.
Pode-se concluir que a maioria dos alunos afirmaram que a prática do handebol, nem sempre esteve presente nas aulas de Educação Física, e quando realizada, essa modalidade ocorria através de jogos. Tendo uma grande importância para o desenvolvimento do aluno, é necessário mudar a visão da Educação Física, trabalhando diversas modalidades, incluindo o Handebol, de forma fundamentada, buscando a participação dos jovens (alunos).
TEMA
A pesquisa realizada com o tema “O ensino do Handebol nas escolar do ensino fundamental” foi escolhido pois há muito conteúdo a ser estudado e ser proporcionado aos leitores enriquecendo o conhecimentos de ambos.
Durante o trajeto da pesquisa realizada foi possível identificar que há muitos profissionais na área de educador físico que não possui conhecimento suficiente para que o mesmo venha estar à frente de suas aulas, pois não consegue proporcionar aulas que venha enriquecer o conhecimentos de seus alunos, desta maneira deixa seus alunos perdidos em sua trajetória escolar pois sempre possui profissionais que estimula somente vôlei e futsal aos alunos deixando de lado os outros esportes que também são muito importantes.
O handebol na aula de educação física é uma ferramenta para exercícios em grupo de importância fundamental para os estudantes. Este trabalho visa refletir sobre a prática do Handebol nas aulas como elemento na formação do aluno. Os exercícios físicos melhoram as notas dos alunos e os ajudam a atuar dentro e fora da sala de aula, por isso é necessário incentivá-los, por método de explicações e aulas práticas, o handebol deverá ser inserido de uma forma atraente para que os alunos não vejam como uma obrigação, mas Como uma forma divertida de interagir com outras pessoas.
O handebol promove mudanças de comportamento, Postura dos alunos, além de desenvolver aspectos sociais, esportivos, psicológicos e emocionais que contribuem para as habilidades mentais e físicas, como velocidade, Agilidade, coordenação motora e raciocínio. Portanto, conclui-se que é necessário incentivo para pratica do handebol na aula de educação física nas escolas.
O tema tem consigo mesmo ensinar a utilização do esporte handebol nas aulas de educação física de maneira que os alunos venha participar e apreciar este esporte onde é muito utilizado por vários educadores, pois a partir desta utilização nas aulas é que poderá surgir uma nova estrela do esporte, assim incentivando mais os outros alunos a participarem das aulas.
JUSTIFICATIVA
O handebol além de estimular o aluno a dominar as habilidades motoras básicas para torná-lo social, o mesmo também afeta a coordenação física-motora, a percepção e o conhecimento. Sendo eles Dinâmico, participativo e rápido, proporcionando a todos os tipos de alunos a oportunidade de praticar de forma satisfatória, criando um ambiente fixamente interativo. Decisões estratégicas e regras do jogo são características que o tornam um esporte popular.
O handebol nas instituições é si torno popular pois esse esporte (ferramenta) permite aos alunos adquiri uma experiência que lhes permite enriquecer mais seus conhecimentos sobre o esporte, pois o mesmo é uma atividade com proposta a alcançar um alto resultado na educação física. Todos podem instruir-se e praticar, mesmo aqueles que se imaginam sem as condições e habilidades mínimas, os alunos neste cenário com esforço, treinamento e dedicação podem se tornar um atleta de alto rendimento.
...