A Eletricidade origem aplicação e fontes
Por: 909128 • 5/4/2018 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 378 Visualizações
Introdução
O presente trabalho é sobre eletricidade, mais concretamente o seu significado, principais fontes e maior potencial de crescimento. O objetivo é aprimorar os conhecimentos sobre o tema e sua influência na sociedade. A metodologia usada foi de pesquisas bibliográficas e exemplos.
Eletricidade
Ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia, quando acendemos uma lâmpada, guardamos um alimento na geladeira para conservá-lo, ao assistirmos à TV, entre tantos outros. Portanto, precisamos dela para viver com qualidade e conforto.
A eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria. Conjunto de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas estacionárias ou em movimento. O nome eletricidade provém do vocábulo grego Elektro (âmbar), devido ao conhecimento que havia desde a Antiguidade, observado, entre outros, por Tales de Mileto, do ampèresno da atração eletrostática de corpos ligeiros provocados por uma vareta de âmbar previamente friccionada (eletrificação por fricção).
A Eletricidade pode ser dividida em três partes: Eletrostática: Refere-se ao comportamento das cargas elétricas em repouso e seu estudo engloba os processos de eletrização, campo elétrico, força eletrostática e potencial elétrico. Eletrodinâmica: É a parte da Eletricidade responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento. O foco dessa área é a corrente elétrica e os componentes de circuitos elétricos, como capacitores e resistores. Eletromagnetismo: Estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos, tais como campo magnético produzido por cargas elétricas em movimento e campo elétrico produzido pela variação de fluxo magnético.
Temos as unidades de medida como, tensão elétrica, Volts V que se mede em Ohm onde a tensão elétrica é igual à corrente elétrica vezes a resistência elétrica, frequência que na tensão elétrica ode ser medida em Hertz (homenagem a um cientista alemão Heinrich Hertz) Hz que equivale à quantidade de ciclos por segundo, medidas mais conhecida é 60 Hz que a onda vibra que significa que ela oscila sessenta vezes por segundo.
4
Ampères A unidade de medida da corrente elétrica no sistema internacional de Unidade (homenagem o físico francês André-Marie Ampère que mede a força magnética entre condutores, por último, potência elétrica que pode ser medida em Watt W, a unidade designa joule por segundo).No Brasil, foi criada em 2002 o programa de incentivo ás fontes renováveis de energia elétrica (Proinfa) cujo objetivo era ampliar as matrizes que geram menos impactos ambientais. As principais fontes de eletricidade são: Energia Hidrelétrica, atualmente 90% da energia consumida pelo país, más o país só utiliza 25% do seu potencial elétrico, usina principal é a ITAIPU binacional. Energia Eólica gerada a partir da força dos ventos, ainda pouco representativa nos pais as principais usinas se encontra no nordeste. Energia Geotérmica, (calor retido debaixo da crosta terrestre) é utilizada em algumas localidades onde se pode aproveitar o aquecimento da água, duas cidades que utilizam essa fonte de energia como turismo
...