A Estratificação Social
Por: Isabel Fonseca • 26/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 678 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Estratificação Social
NOME: Isabel Rodrigues da Fonseca Haro
TURMA: DINT 8V
DISCIPLINA: Sociologia
PROFESSOR: Rafael
DATA: 12/08/2019
A estratificação social é a existência de diferênças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Se refere a um grupo de pessoas que ocupam posições diferentes. A estratificação pode ser econômica, política ou profissional.
A divisão dos indivíduos em camadas no interior de uma sociedade, é conhecida como estratos (hierarquicamente sobrepostos) e cada camada apresenta uma série de recursos, deveres, direitos e oportunidades. A distribuição desigual destes recursos pode ser material (bens, riquezas) ou imaterial (status, privilégios).
A organização da sociedade é representada por uma figura geométrica, conhecida como Pirâmide Social, onde quanto mais alta é a camada, maior será o acesso que esses indivíduos possuem em recursos da sociedade. Por outro lado, a maior parte da população está concentrada na base da pirâmide, onde o acesso aos recursos tanto materiais, quanto imateriais se tornam mais difícil de conquistar, ter acesso.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11]
Camada Consumista[pic 12]
Setor de Produção [pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]
[pic 17][pic 18]
Tipos de Sociedades Estratificadas
Existem dois modelos de sociedades estratificadas, conhecidas como abertas ou fechadas, sendo a possibilidade das pessoas mudadem sua camada onde estão inseridas na sociedade.
Sociedades Abertas: Distribuição dos indivíduos à partir do critério de riqueza, ou seja, da quantidade de bens que uma pessoa possui. Uma pessoa pode subir de camada e acumular bens, enriquecer, ou poderá também, cair para a camada mais baixa da pirâmide, se perder sua riqueza, ficar pobre. A pessoa que subir de classe, ganha privilégios, oportunidades, logo, quem passa para uma classe inferior, acaba perdendo esses recursos. Exemplo: Sociedade Capitalista.
Sociedades Fechadas: São associadas a extratificação social, baseadas na origem, ou seja, na família em que o indivíduo nasceu. A camada em que uma pessoa nasceu determina os direitos, os deveres, as funções que ela deve desempenhar na sociedade e que não poderão ser modificadas ao longo da vida, portanto, as características desta camada/classe, serão passadas de forma hereditária. Exemplos: Sociedade feudal e sociedade de castas (Índia).
Estratificação Econômica
É a distribuição desigual de dinheiro (renda) entre os grupos/indivíduos de uma sociedade.[pic 19]
...