A Gestão Democrática
Por: Tatiana Queiroz • 19/4/2025 • Monografia • 2.642 Palavras (11 Páginas) • 5 Visualizações
FAVENI
TATIANA QUEIROZ CORDEIRO DA SILVA
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
TRÊS RIOS - RJ
2022
FAVENI
TATIANA QUEIROZ CORDEIRO DA SILVA
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Docência do Ensino Superior.
TRÊS RIOS - RJ
2022
GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Tatiana Queiroz Cordeiro da SIlva[1],
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais.
RESUMO - Este trabalho teve como objetivo apresentar a gestão democrática como instrumento de construção e reconstrução efetiva do projeto político-pedagógico visando a articulação e desenvolvimento da proposta pautada em uma determinada concepção de educação e sociedade, organizando assim o trabalho na escola visando a qualidade do ensino com base na metodologia bibliográfica. É importante observar que, para ser capaz de gerenciar com eficácia, a capacidade de gerenciar administrativamente não é suficiente, mas também é importante ter proficiência técnica, liderança intelectual e experiência humana. Para estes, a flexibilidade, a adaptabilidade conhecendo o mundo e a capacidade de análise e compreensão da comunidade escolar e a dispersão do poder na tomada de decisões é o aspecto mais importante da gestão democrática. O relacionamento interpessoal e humano é parte integrante do processo de transformação para a gestão criando um ambiente de confiança, transparência e colaboração no desenvolvimento do plano, que passa a englobar as áreas administrativa, pedagógica e financeira. Portanto, é imprescindível preparar os gestores para serem orientados para a criação de uma cultura voltada para a consideração do processo de trabalho coletivo. Através da autonomia na escola, a colaboração e a autonomia no ambiente escolar permite a capacidade de comunicar e tomar decisões com clareza, bem como gerir melhor os recursos e implementar as políticas definidas no Projeto político-pedagógico.
Palavras-chave: Escola. Gestão Democrática. Projeto político-pedagógico.
INTRODUÇÃO
Entende-se que o projeto político-pedagógico é um instrumento de significativo valor para a escola. É entendido como um plano global da instituição ou projeto educacional, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. A sua estrutura deve refletir cada um dos intervenientes na realidade da escola (docente e discente, bem como a comunidade) e permitir-lhes refletir, a partir das suas próprias experiências e da singularidade que a caracteriza, a sua autonomia e os objectivos das estratégias desenvolvidas e dos meios de operacionalização das ações de forma cada vez mais crítica, política e imaginativa (GADOTTI e ROMÃO, 2002).
A gestão escolar é um aspecto do trabalho de uma instituição. É um reflexo dos regulamentos e do controle exercido pela administração escolar. as exigências dos professores para poderem enfrentar o seu próprio desenvolvimento profissional no contexto imediato do seu trabalho e a legítima exigência do cidadão de um interlocutor direto que lhes dê razão e garanta qualidade na prestação deste serviço educativo (GIMENO, 1995).
O tema deste estudo foi: A gestão democrática e o projeto político pedagógico (PPP).
Diante disso, colocou-se a seguinte questão: O que a gestão escolar democrática pode contribuir para a construção e reconstrução de uma PPP que vise melhorar a eficiência da gestão do trabalho escolar e a qualidade do ensino?
Dessa forma, o objetivo geral foi explicar a forma como a gestão democrática pode atuar efetivamente na implementação do programa político pedagógico na escola e os objetivos específicos foram: a) Traçar os objetivos do PPP escolar; b) identificar entraves e oferecer sugestões para melhorar a efetividade da gestão democrática escolar para o desenvolvimento do PPP.
O estudo também se justificou na medida em que apresentam-se evidências da efetividade das escolas com a implantação da gestão democrática, e as vantagens que ela oferece para o processo de democratização do planejamento escolar e melhoria da qualidade do ensino proporcionando as condições necessárias para assegurar o bom cumprimento dos objetivos da escola.
O método de pesquisa empregado foi a pesquisa bibliográfica descritiva utilizando documentos e obras literárias de caráter qualitativo ou seja, pode ser utilizada para analisar a hermenêutica dos dados coletados ou dados, e analisa e interpreta o significado dos textos ou palavras que são descritos. Não requer a capacidade de realizar a análise estatística de dados de fontes primárias.(APPOLINÁRIO, 2012).
O trabalho esta estruturado da seguinte maneira: Capítulo 1. Introdução; Capítulo 2. Desenvolvimento que englobou os seguintes assuntos: Projeto Político-Pedagógico; Gestão Democrática; Desafios e Obstáculos à Gestão Democrática, e por fim no Capítulo 3 as Considerações Finais e consequentemente as referências bibliográficas utilizadas para fundamentar esta pesquisa.
DESENVOLVIMENTO
2.1 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Para Veiga (2008), a palavra "projeto" deriva do latim "projectu" que significa intenção, plano ou mesmo dar um salto, é o que está planejado ou previsto para ser realizado. Portanto, o indivíduo “corre para frente” com as ferramentas e recursos para cumprir as metas que lhe foram traçadas.
...