A Gravidez na Adolescência
Por: preciousian • 15/4/2017 • Projeto de pesquisa • 445 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
Aos 16 anos, uma jovem que cursa o ensino médio engravida. A probabilidade do que vai acontecer todos nós sabemos. O pai não se abstém do seu direito de aproveitar a juventude de forma que tudo caia sobre a garota e sua família. Família essa que também não foi devidamente estruturada para o que uma criança precisa. Por conta da pobreza e dos costumes antigos, seus pais não concluíram o ensino fundamental, o que causa efeitos para o resto de suas vidas e inclusive em partes podem ter sido inclusos na vida da menina. Mas agora ali está ela, depois de uma infância humilde, simples, de repente, mãe sozinha aos 16. E então a responsabilidade de uma vida cai sobre os ombros dessa família.
Pai e mãe que quase já podem ser chamados de avós não tem uma estrutura devida para acompanhar e guiar a garota. A mãe vê um filme se repetindo já que aos 18 passou pelo mesmo ao gerá-la. Mas claramente não é o que desejava para a garota.
Sabemos que chegará um momento em que essa garota terá que se ausentar da escola e que ausentando-se e sem terminar o ensino médio, provavelmente não encontrará oportunidades para consertar sua vida escolar e profissional. Em muitos casos, meninas que foram mães cedo, e se ausentam de suas escolas, não tem mais a oportunidade de voltar, por conta de precisar cuidar de seu filho, controlar todas as responsabilidades impostas e geralmente sozinha, sendo assim poucas delas entram no mercado de trabalho. Em poucos casos, a menina tem forças psicológicas para se reerguer, sem o auxílio de seus familiares, que nesse ponto ainda apontam seus olhos para um julgamento e não um apoio.
Depois da criança nascer ainda terá que lidar com a falta de um ambiente familiar básico, será criado apenas por sua mãe e avós, que ainda estão aprendendo a lidar com a situação.
Se faltar consciência de qualquer uma das partes sabemos que o resultado se espelhara na criança que terá que sofrer as consequências de uma criação conturbada. Além do fato de alguém de 16 anos não estar formada com boas opniões e olhar crítico, o que lhe impedirá de passar experiências para seu filho.
E os avós que já não tem uma visão geral do mundo terão que lidar com o fato de ter que terminar de formar a responsabilidade de uma filha que já começa a formar o seu filho.
E então, o tempo passará na vida dessas pessoas com cada vez mais direitos sendo retirados como em um efeito dominó é só lhe restarão esperar pela solução de um problema que gerou uma série de complicações.
...