A INFORMÁTICA PARA A INTERNET– INTEGRADO VESPERTINO 2º ANO
Por: fernanndogg • 30/8/2022 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 77 Visualizações
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, 14 DE JUNHO DE 2022[pic 1]
INFORMÁTICA PARA A INTERNET– INTEGRADO VESPERTINO 2º ANO
Disciplina: Geografia
Aluno: Fernando Eduardo Sousa Cantanhede
As principais fontes de energia no Maranhão
Devido à sua localização geográfica, o Maranhão é um dos estados mais promissores para a produção de energia limpa com menor impacto ao meio ambiente, com enorme potencial energético para energia solar, eólica, biomassa e maremotriz. Os países são autossuficientes em energia, desenvolvendo cadeias produtivas e investindo cada vez mais em tecnologia e conhecimento.
Biomassa: O Maranhão desenvolve projetos de pesquisa em energia de biomassa, por exemplo, a empresa Suzano Papéis e Celulose produz 354MW de energia de biomassa na cidade de Imperatriz, uma energia renovável de potencial existente e baixo impacto ambiental.
Energia maremotriz: No Brasil, a maior amplitude das marés está na costa norte. Pesquisas científicas realizadas na década de 1980 revelaram alguns locais potencialmente benéficos para o aproveitamento da energia das marés. No litoral do Maranhão, o potencial disponível estimado é superior a 8 GW. O estudo também apontou que o estado do Maranhão possui duas áreas de marés potenciais conhecidas internacionalmente pela academia: o Golfo de Turiaçu, que possui uma das ondas de maior potencial da costa brasileira, com potencial útil superior a 3,4 GW, fértil A área fica no estuário, além de apresentar marés de até 7m (adequadas para esse tipo de exploração energética) e o estuário do Bacanga na cidade de São Luís. O estuário do Bacanga apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento da energia maremotriz, e a Universidade Federal do Maranhão – UFMA tem realizado pesquisas e projetos-piloto para exploração da energia maremotriz.
Energia Solar: No Brasil, a região Nordeste apresenta índices de irradiação solar acima de 2.000 kWh/m²/ano e o Maranhão, que em extensão territorial ocupa o segundo lugar do nordeste e oitavo do território nacional, apresenta média de 5,5 kWh/m²/dia.
Energia solar: No Brasil, a região Nordeste possui uma taxa de irradiância solar superior a 2.000 kWh/m²/ano, sendo o Maranhão, o segundo nordeste em extensão territorial e o oitavo nacional, com média de 5,5 kWh/m²/dia.
Energia eólica: O Maranhão está localizado na região equatorial, e a ocorrência de ventos alísios é relativamente regular, por isso possui um enorme potencial para geração de energia eólica. Atualmente, implementamos um parque eólico na área de Paulino Neves com capacidade instalada inicial de 220MW e com previsão de início de operação em setembro de 2017. Considerando o enorme potencial eólico da região, estão previstos novos parques eólicos nos municípios de Barreirinhas, Água Doce e Tutóia.
Hidráulica e Térmica: O estado possui 4 usinas com capacidade total de 1.428 MW, utilizando gás natural; 2 usinas com capacidade de 330 MW, utilizando óleo combustível; 1 usina, com capacidade de 360 MW, utilizando carvão mineral; 1 Uma usina de biomassa com capacidade de 354 MW e uma usina hidráulica com capacidade de 1.092 MW
...