A Importancia do profissional tecnico de nivel médio
Por: Andreia Soeira • 6/8/2017 • Exam • 704 Palavras (3 Páginas) • 448 Visualizações
PLANO DE AULA
A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL TECNICO DE NIVEL MEDIO NO CENARIO SOCIOECONOMICO DE MATO GROSSO
Tema: A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL TECNICO DE NIVEL MEDIO NO CENARIO SOCIOECONOMICO DE MATO GROSSO
O profissional de nível técnico hoje desempenha importante função e sua necessidade no campo de trabalho vem crescendo ao longo dos anos devido ao crescimento na produção agropecuária do Estado do Mato Grosso.
O curso profissionalizante de nivel medio visa inserir o aluno no mercado de trabalho promissor e crescente.
AVALIACAO
Através de perguntas contextualizadas durante a aula.
PROCEDIMENTOS DIDATICOS
Recurso audiovisual - Aula em apresentada em PowerPoint com auxilio de datashow
BIBLIOGRAFIA BASICA E COMPLEMENTAR
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). «Área Territorial Oficial - Consulta por Unidade da Federação». Consultado em 9 de setembro de 2013. Cópia arquivada em 9 de abril de 2014
http://www.noticiaexata.com.br/index.php/minuto-a-minuto/item/10975-rondon%C3%B3polis-%C3%A9-l%C3%ADder-em-exporta%C3%A7%C3%B5es-em-mato-grosso.html
http://www.brasil.gov.br/educacao/2011/10/surgimento-das-escolas-tecnicas
http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/190-secretarias-112877938/setec-1749372213/12683-tecnico-de-nivel-medio
Aspectos a serem avaliados: visão introdutória do assunto (motivação e/ou contextualização); explicitação dos objetivos da aula; desenvolvimento do assunto; organização lógica e sequencial do conteúdo; conteúdo atualizado e adequado, em nível de ensino médio; relacionamento do conteúdo com a vida prática (criticidade e criatividade, relacionando os conteúdos a aspectos políticos, econômicos e sociais de acordo com a realidade brasileira); abrangência de conteúdo (experiência pessoal e outros); domínio e segurança na apresentação do conteúdo (uso adequado das terminologias e outros); postura de professor (naturalidade, fluência, dicção, etc.); avaliação de aprendizagem; conclusão do assunto; conclusão da aula propriamente dita; término no tempo previsto (15 minutos)
de 23 setembro de 1909, assinado pelo presidente Nilo Peçanha. O ato criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices, que tinham o objetivo de oferecer ensino profissional primário e gratuito para pessoas que o governo chamava de “desafortunadas” à época.
Essas escolas pioneiras, portanto, tinham uma função mais voltada para a inclusão social de jovens carentes do que propriamente para a formação de mão de obra qualificada. Naquele momento, a economia do País era baseada na atividade rural e, mesmo nos principais centros urbanos, o processo de industrialização ainda ocorria de maneira lenta e precária.
Foi com a Constituição promulgada em 1937 que o ensino técnico passou a ser contemplado como um elemento estratégico para o desenvolvimento da economia e como um fator para proporcionar melhores condições de vida para a classe trabalhadora. A Constituição promulgada por Getúlio Vargas transformou as Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais.
Os Liceus passaram a trabalhar em sintonia com a expansão da indústria, que então passara a se desenvolver mais rapidamente. Para sustentar esse crescimento, era preciso formar mão de obra qualificada, um bem escasso no Brasil naquele momento.
...