TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia do profissional tecnico de nivel médio

Por:   •  6/8/2017  •  Exam  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL TECNICO DE NIVEL MEDIO NO CENARIO SOCIOECONOMICO DE MATO GROSSO

Tema: A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL TECNICO DE NIVEL MEDIO NO CENARIO SOCIOECONOMICO DE MATO GROSSO

O profissional de nível técnico hoje desempenha importante função e sua necessidade no campo de trabalho vem crescendo ao longo dos anos devido ao crescimento na produção agropecuária do Estado do Mato Grosso.

O curso profissionalizante de nivel medio visa inserir o aluno no mercado de trabalho promissor e crescente.

AVALIACAO

Através de perguntas contextualizadas durante a aula.

PROCEDIMENTOS DIDATICOS

Recurso audiovisual - Aula em apresentada em PowerPoint com auxilio de datashow

BIBLIOGRAFIA BASICA E COMPLEMENTAR

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). «Área Territorial Oficial - Consulta por Unidade da Federação». Consultado em 9 de setembro de 2013. Cópia arquivada em 9 de abril de 2014

http://www.noticiaexata.com.br/index.php/minuto-a-minuto/item/10975-rondon%C3%B3polis-%C3%A9-l%C3%ADder-em-exporta%C3%A7%C3%B5es-em-mato-grosso.html

http://www.brasil.gov.br/educacao/2011/10/surgimento-das-escolas-tecnicas

http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/190-secretarias-112877938/setec-1749372213/12683-tecnico-de-nivel-medio

Aspectos a serem avaliados: visão introdutória do assunto (motivação e/ou contextualização); explicitação dos objetivos da aula; desenvolvimento do assunto; organização lógica e sequencial do conteúdo; conteúdo atualizado e adequado, em nível de ensino médio; relacionamento do conteúdo com a vida prática (criticidade e criatividade, relacionando os conteúdos a aspectos políticos, econômicos e sociais de acordo com a realidade brasileira); abrangência de conteúdo (experiência pessoal e outros); domínio e segurança na apresentação do conteúdo (uso adequado das terminologias e outros); postura de professor (naturalidade, fluência, dicção, etc.); avaliação de aprendizagem; conclusão do assunto; conclusão da aula propriamente dita; término no tempo previsto (15 minutos)

de 23 setembro de 1909, assinado pelo presidente Nilo Peçanha. O ato criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices, que tinham o objetivo de oferecer ensino profissional primário e gratuito para pessoas que o governo chamava de “desafortunadas” à época.

Essas escolas pioneiras, portanto, tinham uma função mais voltada para a inclusão social de jovens carentes do que propriamente para a formação de mão de obra qualificada. Naquele momento, a economia do País era baseada na atividade rural e, mesmo nos principais centros urbanos, o processo de industrialização ainda ocorria de maneira lenta e precária.

Foi com a Constituição promulgada em 1937 que o ensino técnico passou a ser contemplado como um elemento estratégico para o desenvolvimento da economia e como um fator para proporcionar melhores condições de vida para a classe trabalhadora. A Constituição promulgada por Getúlio Vargas transformou as Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais.

Os Liceus passaram a trabalhar em sintonia com a expansão da indústria, que então passara a se desenvolver mais rapidamente. Para sustentar esse crescimento, era preciso formar mão de obra qualificada, um bem escasso no Brasil naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com