A Importância Da Divulgação Científica Na Modernidade
Por: Jhenifer Abelha • 7/10/2023 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 42 Visualizações
Jhenifer Abelha Nunes Marinho
A importância da divulgação científica na modernidade
Entre os anos 385-380 a.C, Platão, através do Mito da Caverna, descreve o processo do homem que, entrando em contato com o conhecimento, passa a se desvencilhar das amarras da ignorância e chega até a luz, representação do pensamento racional e da liberdade proporcionado por ele. Contemporaneamente, a representação da busca pelo conhecimento é a ciência, que, por meio de seus métodos, promove uma melhor qualidade de vida em um ambiente de acessibilidade democrática. No entanto, tal função, por muitas vezes, perpassa por desafios em tornar a divulgação científica transparente, abrindo espaço para interpretações errôneas e desinformação.
A princípio, o papel da ciência é promover uma melhor qualidade de vida através de novos conhecimentos, tecnologias e suas aplicações em benefício da saúde e do desenvolvimento. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que os produtores de conhecimento científico popularizem o seu saber, através da divulgação científica transparente e objetiva para todos. Programas como "Cosmos", apresentados por Carl Sagan na década de 70 e atualmente por Neil deGrasse Tyson, têm sido eficazes na divulgação científica, explicando conceitos astronômicos e científicos de forma acessível.
Ademais, a não compreensão do objetivo e método científico gera interpretações equivocadas. Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche, a falta de reflexão leva à barbárie. Um contexto recente de barbárie citada por Nietzsche foi a disseminação do medicamento hidroxicloroquina durante a pandemia de COVID-19, a maior divulgação científica e a sensacionalização da pesquisa inicial levaram à disseminação de notícias falsas sobre a hidroxicloroquina como uma cura para a doença. Isso causou confusão entre o público, levou ao uso indevido do medicamento e prejudicou a confiança nas autoridades de saúde e na ciência. Este cenário destacou a importância da comunicação precisa e responsável, e, como a divulgação científica malfeita pode ter sérias consequências para a sociedade. É fundamental que os resultados científicos sejam comunicados de maneira adequada, destacando suas limitações e evitando a sensacionalização.
Diante as recentes consequências de insegurança e negacionismo à ciência, é papel da divulgação cientifica, por meio do conhecimento científico com método, guiar a sociedade até a luz do pensamento racional. Assim, a ciência pode desempenhar seu verdadeiro papel de melhoria social democrática sem as amarras da ignorância e inacessibilidade.
...