A Introdução a Cosmologia
Por: R1416 • 23/10/2018 • Seminário • 821 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT
CURSO: FISICA LICENCIATURA
DOCENTE: LIGIA PEREIRA DOS SANTOS
RAQUEL BARROS CARDOSO
Introdução a cosmologia
CAMPINA GRANDE-PB
2018
Sumário
Introdução1
Resumo2
O que é cosmologia?3
Universo Aristotélico 3
Do que é feito o universo?4
Nossa Galáxia 4
Referências ................................................................................................... 5
Introdução:
O presente trabalho destaca pontos sobre a palestra “introdução a cosmologia”, visando alguns pontos que foram apresentados durante a palestra, tendo em vista que a concepção de universo que era pensada por Aristóteles a. C., foi um ponto inicial para que os estudiosos estudassem cada vez mais o universo para chegarmos a concepção que temos hoje, o universo em seu estado mais que perfeito. Porém, sujeito a modificações a cada dia, que posteriormente será estudado por gerações futuras.
Resumo:
II Semana da Física ofertou momentos fascinantes mundo da física. O evento ofereceu atividades como minicursos, palestras, mesa redonda, apresentações de trabalhos de iniciação científica e outros. A Semana de Física do IFPB foi uma grande oportunidade para conhecer futuros colegas de profissão e expandir horizontes de conhecimento.
Destaco a palestra do professor Dr. José Jamilton, “Introdução a cosmologia”, o qual nos mostrou “pontos” que não fazíamos ideia do grau de complexidade que é o universo. Sua palestra abrangeu o universo pensado por Aristóteles até chegar no que conhecemos hoje. Percebemos também que estamos vivendo um fascinante e efervescente estudo da cosmologia, o quão o nosso universo está em constante modificação a cada dia, e a perfeição que nele existe.
Vale destacar que o conteúdo presente nesse trabalho é apenas um pouco do que foi mostrado durante as 2h e 30 min de palestra.
O que é cosmologia?
Cosmologia é a Ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do universo. Por Ciência, nos referimos ao uso do método científico para criar e testar modelos; por estrutura, entenda-se o problema da forma e da organização da matéria no universo; por evolução, as diferentes fases pelas quais o universo passou; por composição, queremos saber do que é feito o universo.
Universo Aristotélico:
Aristóteles legou aos seus sucessores uma imagem do mundo que incluía muitos traços herdados dos seus predecessores pré-socráticos. Adoptou os quatro elementos de Empédocles: terra, água, ar e fogo, caracterizado cada um deles por um único par de qualidades primárias, calor, frio, humidade e secura. Cada elemento tinha o seu lugar natural no cosmos ordenado, em direção ao qual tinha tendência para ir por meio de um movimento característico; assim, os sólidos terrestres caíam, enquanto o fogo se erguia cada vez mais alto. Cada um desses movimentos era natural ao seu elemento; existiam outros, mas eram “violentos”. Ele afirmava que a Terra ocupava o centro do universo: em seu torno, uma sucessão de esferas cristalinas concêntricas sustentava a Lua, o Sol e os planetas nas suas viagens ao longo dos céus. Os corpos celestes não continham os quatro elementos terrestres; eram antes constituídos por um quinto elemento, ou quintessência (éter). Além de corpos, possuíam almas: intelectos vivos divinos que guiavam as suas viagens ao longo do céu. Estes intelectos eram responsáveis pelo movimento, estando eles próprios em movimento, e por detrás deles.
...