Cosmologia Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus
Por: Brenno Eugenio • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 4.298 Palavras (18 Páginas) • 237 Visualizações
Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus
Curso de Filosofia – Prof. Pe. Leonel Brabo
Disciplina: Cosmologia – Data: 21/07/2020 AD
“Se encontrarmos a resposta para isto – uma teoria de tudo – teremos o triunfo definitivo da razão humana, porque então teremos atingido o conhecimento da mente de Deus”
HAWKING, S. Uma breve história do tempo
Nome: BRENNO DO NASCIMENTO EUGENIO
Instruções
- Exame INDIVIDUAL – não se devem consultar outros alunos durante o mesmo.
- Toda a bibliografia indicada previamente pode ser consultada livremente.
- Não se deve colar textos prontos, ou transcrever trechos da bibliografia, mas redigir seu próprio texto argumentativo, usando sua própria capacidade e estilo redacional.
- Procure argumentar, aprofundar e fundamentar suas respostas. É importante o desenvolvimento adequado dos temas propostos, de forma a redigir um discurso coerente e fundamentado. Não se trata apenas de pontuar conhecimentos sobre pontos distintos, mas deve-se elaborar a cada questão proposta um texto que demonstre o domínio no assunto e capacidade argumentativa.
- Por favor, não deixe nada sem responder.
- Deve-se redigir o exame usando este mesmo documento, num editor de textos.
- Use este documento como folha de rosto, como primeira página.
- Deve-se salvar o documento com seu nome, e converter o arquivo em formato PDF.
- O arquivo deve ser enviado através da plataforma Google Classroom até às 10 horas.
Questões propostas
- Exponha a evolução das representações do universo a partir da concepção aristotélico-tomista e do modelo copernicano.
- Exponha a Teoria da gravitação universal de I. Newton.
- Escreva sobre a Teoria da Relatividade Restrita (Especial) e a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, com seus pontos principais e consequências para a ciência.
- Escreva sobre o desenvolvimento da concepção do universo em expansão (Teoria do Big Bang) destacando os cientistas que colaboraram sua elaboração. Como foram finalmente descobertas evidências científicas que confirmaram este conhecimento?
- Exponha a Teoria do Estado Estacionário, defendida por F. Hoyle, que se opôs à Teoria do Big Bang, e qual é seu status científico hoje.
- Ao contrário da concepção de um universo eterno e imutável, sabe-se hoje que o universo terá um fim. Exponha as teorias sobre o fim do universo conhecido.
- Exponha a evolução das representações do universo a partir da concepção aristotélico-tomista e do modelo copernicano.
Concepção Aristotélica
Na época de Platão o planeta Terra já era considerado redondo. Só que Aristóteles apresenta argumentos mais sólidos para comprovar a forma do Planeta. Segundo o grande filósofo, é possível verificar a forma do planeta através da partida do navio do porto, ou seja, quando uma embarcação se afasta do porto e se uma pessoa ficar observando a partida do porto a partida desse barco, incialmente, ela irá reparar que a embarcação está ficando cada vez menor e depois de uma distância, o casco do navio começa a desaparecer, sendo ocultado pelas águas, e até que chega num momento que não se poderá só ver o mastro e por fim, não se conseguirá visualizar mais nada.
Chega-se à conclusão da curvatura que o planeta Terra possui, mostrando assim que ele não é plano. Um outro exemplo para comprovar isso é que para se ver um navio no mar é preciso estar num lugar alto, isto é, faróis que são ficam próximos aos portos ou em montanhas. Caso a pessoa esteja no navio, ela precisa subir até o mastro para que ela possa ver 'terra firme'.
Aristóteles também utilizou dos eclipses para mostrar que o planeta Terra era redondo, quando isso acontece, a sombra da Terra é projetada sobre a Lua, e a encobre parcialmente ou totalmente. A Lua é menor do que a Terra, por isso não se pode ver a sombra toda da Terra projetada sobre ela. Mas pode-se observar partes dessa sombra, e ela é sempre arredondada.
Para o filósofo grego, todos os outros planetas, os gregos só conseguiam ver cinco a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, estrelas e o Sol se movimentam de forma circular ao redor da Terra. Ele pensava assim, pois acreditava que o planeta Terra era o centro do universo.
Concepção Ptolomaica
Para Ptolomeu, oito planetas giravam em torno do planeta Terra e em cada uma dessas esferas era maior que a outra, por exemplo, aquelas bonecas russas que sempre tem uma maior que anterior. Deste modo, o filósofo coloca a Terra no centro de todos esses oito planetas.
Segundo Ptolomeu, as estrelas ficavam próximas da oitava esfera e quando está última realizava seu movimento em torno do planeta Terra, as estrelas ficavam em seus lugares, porém movimentavam-se entre si, ou seja, elas cruzavam o céu juntas. Sobre a movimentação do Planeta, Ptolomeu afirma que as esferas internas é que moviam eles, isto é, eles eram transportados nessas suas esferas inferiores em pequenos círculos denominados de epiciclos. Esse modelo foi adotado pela Igreja Católica durante algum tempo.
Concepção Copernicana
Nicolau Copérnico ou MIkolaj Kopernik nasceu em em 19 de fevereiro de 1473 em Tourum na Polônia. Copérnico era matemático, astrônomo e sacerdote. Ficou conhecido devido a sua teoria heliocêntrica. Segundo sua teoria, os planetas e estrelas não giravam em torno da Terra. Para ele, o Sol era o centro de todo o Sistema Solar e que todos os planetas, inclusive a Terra, e estrelas moviam-se ao redor do Sol. É possível ver na sua obra Revolutionibus Orbium Coelestium – Das Revolução dos Corpos Celestes as suas explicações e seu erro em relação à órbita circular dos planetas. Por fim, sua teoria contribuiu muito para uma melhor compreensão do universo e abriu novamente as portas para que outros pudessem explicar.
...