A Linguagem, Criatividade e Expressão
Por: manumaqueda • 26/4/2023 • Dissertação • 284 Palavras (2 Páginas) • 56 Visualizações
N1 - Linguagem, criatividade e expressão (artigo de opinião)
Brunna Victoria Barbosa; RA: 23024905
Júlia Teixeira; RA: 23024375
Manuela Maqueda; RA: 23024833
A arma mais poderosa para mudar o mundo
Desde o surgimento das raízes brasileiras, a partir da colonização, a cultura de violência se instaurou no país e se perpetua na sociedade contemporânea.
Nesse cenário, nota-se que há um debate sobre a liberação do porte de armas para civis, mas estudos apontam que, a sociedade brasileira é despreparada e desestruturada para administrar o armamento populacional tendo em vista que há uma grave crise sistêmica e altos índices de criminalidade.
Há anos o Brasil enfrenta problemas de base envolvendo educação precária, crises econômicas e desigualdade social. Estudiosos apontam que o problema da violência decorre da profunda disparidade populacional, resultando no anseio das pessoas em possuir uma arma de fogo com fins de proteção, o que evidencia ainda mais a necessidade de solucionar os problemas de base citados, que despertam tal desejo.
Deve-se destacar também, que países como a Dinamarca, Suécia e Holanda são os mais igualitários e menos violentos do mundo, fazendo baixo uso de armas de fogo. Já os Estados Unidos, após a liberação do armamento para a população vem aumentando cada vez mais as taxas de violência no país. Depreende-se então que o problema não é o direito de ter, mas sim quem a tem.
Conclui-se que o Brasil já aponta altos índices de criminalidade, que se agravariam ainda mais com a flexibilização. Além disso, é um país em desenvolvimento que precisa buscar soluções para seus problemas sistêmicos. Ou seja, incentivar a violência para a erradicação da mesma não atingirá a utopia desejada.
...