A Oficina de Jogos Matemáticos
Por: s.uellen • 9/4/2020 • Exam • 636 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
OFICINA DE JOGOS
MATEMÁTICOS
INTRODUÇÃO
Há alguns anos o ensino decorria mediante a utilização de livros didáticos e enciclopédias imensas. No entanto, hoje, a utilização das matérias somente no modo abstrato, desperta o desinteresse e distração dos alunos em sala de aula e em muitas das vezes eles não compreendem determinado assunto. É necessário reverter essa situação e estimular o interesse e a curiosidade dos alunos utilizando recursos que contribuam para o êxito do aprendizado dos mesmos.
Na matemática, a utilização de jogos pode ser favorável no ensino mútuo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que os alunos adotem uma postura mais participativa.
Este trabalho, de modo breve disponibiliza algumas maneiras que permitem a utilização dos jogos matemáticos como sugestão ao processo de ensino aprendizagem de matemática, possibilitando aos alunos um espaço mais prazeroso e motivador.
JUSTIFICATIVA
Escutamos bastante dizer e dizemos em relacionar a teoria à prática, porém, quase não realizamos. Utilizar jogos como recurso didático é uma chance que temos de fazê-lo. São recursos eficazes e agradáveis, que auxiliam os alunos possibilitando que os que possuem dificuldades, consigam ultrapassar seus limites e sintam-se motivados com relação à disciplina.
Os jogos matemáticos aguçam o raciocínio lógico-matemático dos alunos e suas habilidades, fugindo do mundo abstrato dos livros e mostrando para os alunos toda aquela teoria dos papéis na prática.
OBJETIVOS
- Mostrar que a Matemática pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras esquecendo um pouco as equações e fórmulas.
- Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina.
- Facilitar a assimilação e compreensão com o raciocínio lógico.
- Estudar o jogo antes de aplicá-lo (o que só é possível, jogando).
- Detectar quais os alunos que estão com dificuldades reais;
- Estimular o aluno a fazer a verificação da solução, a revisão do que fez.
- Deixar claro que é permitido errar. Aprendemos muito por tentativa e o mesmo deve ser encarado como ponto de apoio para uma ideia nova.
- O aluno se empolga com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprenda sem perceber.
METODOLOGIA
- Lúdica
Serão utilizados jogos que envolvam conceitos matemáticos, demonstrando aos alunos que aprender pode ser divertido.
- Expositiva
Serão apresentados diversos jogos aos alunos, sintetizando informações já trabalhadas ou apresentando um assunto desconhecido, mediante à regras que deverão ser seguidas por todos.
- Interativa
No decorrer das aulas debateremos diversas questões matemáticas com o intuito de interagir e analisar a reflexão e a ação dos alunos, mediante aos jogos propostos.
ATIVIDADE 1
Obs: As atividades estão listadas nas referências
Referências
UNESP Campus Rio claro. Jogo e Resolução de Problemas: o Problema de Perelmán. Disponível em: < http://www2.rc.unesp.br/gterp/sites/default/files/artigos/trab_completo_fernanda.pdf> Acesso em Julho de 2015.
Racha Cuca. Dia dos Pais. Disponível em: < http://rachacuca.com.br/logica/problemas/dia-dos-pais/ > Acesso em: Julho de 2015.
...