A PATA DA GAZELA
Pesquisas Acadêmicas: A PATA DA GAZELA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilvan • 7/4/2013 • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 2.069 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Pata da Gazela conta a história de três jovens que se envolvem em um triângulo amoroso.Tudo começa quando Horácio acha na rua uma botina pequenina que um lacaio deixara cair.Ele se apaixona pela formosura daquela botina e sai em busca da dona de pés tão pequeninos. Na mesma rua há um outro jovem Leopoldo, que se apaixona por um sorriso que vê de relance de uma jovem que se encontrava em uma carruagem que estava parada na rua.
Horácio passa a galantear Amélia, moça que ele acha ser a dona da botina, mas ainda não tem certeza.Ela acaba que se apaixonando por ele, mas não sabe que o interesse dele é apenas em ver seus pés.
Leopoldo torna-se amigo de Amélia, moça pela qual se apaixonou desde a primeira vez em que a viu na rua.Ele se declara à ela, mas ela não dá atenção aos sentimentos dele. Mas ele não desiste de conquista-lá, eles sempre se viam em uma casa de uma senhora que dava festas para os casais dançarem,e aos poucos Leopoldo consegue mexer com os sentimentos de Amélia.
Horácio continua empenhado em ver o pé de Amélia para descobrir se era ela a dona das botina, mas se decepciona.Quando consegue ver os pés dela,ela estava usando os sapatos de sua prima Laura que têm os pés disformes. Horácio horrorizado com o que vira tenta de alguma maneira romper o noivado que Amélia aceitara para ir se declarar a Laura, já que ele se enganou com Amélia, então só podia ser Laura a dona das botinas. Mas, mais uma vez ele se decepciona. Se declara a Laura e vê seus pés, e descobre que é ela que tem os pés disformes.
Horácio vendo que tinha tomado a decisão errada tenta voltar atrás e reconquistar Amélia, mas já era tarde, Amélia percebeu o quão puro e verdadeiro era o amor de Leopoldo e se casa com ele.
SINOPSE
O Livro “A Pata da Gazela” é um romance de José de Alencar, que Gira em Torno dos Personagens Horácio, Leopoldo, Laura e Amélia. Narrado em terceira Pessoa, Trata-se de um romance vivido na alta sociedade Carioca. Horácio um dos personagens recolhe um pequeno sapato que encontra na Rua e se Obstina a encontrar a Dona Dele. Leopoldo, que estava na Mesma rua, vê de relance Amélia e apaixona-se Pelo seu sorriso, mesmo após um vislumbre dos pés disformes que ele pensava serem os dela. A partir deste acaso, a trama se desenvolve num triângulo amoroso entre Horácio, Amélia e Leopoldo.
A Obra quer demonstrar como o amor deve ser guiado pela alma, como o de Leopoldo e não pela aparência, como Horácio.
ESPAÇO E TEMPO CRONOLÓGICO
Capítulo I
Rua da Quitanda, próximo à Assembléia, Rua do Ouvidor, Rua da Assembléia, Rua Sete de Setembro, Loja de Fazendas.
Capítulo II
Voltou à casa a hora de costume Quatro da tarde,Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro, Brasil, Meio-dia, Fluminense, Gensirico da Rua do Ouvidor, Império da Ásia.
Capítulo III
Estudou no Gabinete, Salas de Reunião, admirar estátuas e obras primas da natureza, regiões típicas.
Capítulo IV
Rua Sete de Setembro, Cair da Tarde, nas Montanhas, Natureza, Encontro pela Manhã, Rua da Quitanda, os Jornais da Manhã.
Capítulo V
Teatro, Camarote, Platéia, Rua do Ouvidor, Santa Helena, Botafogo, Lojas de Calçados,Rio de Janeiro, Corredor da Entrada.
Capítulo VI
Rua do Ouvidor, pela Esquina, Noite Fria e Chuvosa São Francisco de Paula, Calçada, Rua dos Ouvires em direção a Casa, Rua Sete de Setembro, Pequena Loja do Sapateiro, Fábricas de Paris, Pequena Loja, Mercearia.
Capítulo VII
Casa de Bernardo, Rua do Ouvidor, em frente da Loja, Rio de Janeiro, Salões de Fluminense, Casa de Moedas, Portão do Passeio Público, Rua da Quitanda, Lago, Loja de Vestidos, Rua Direita, Praça do Comércio.
Capítulo VIII
Salão da Arte Grega, Saíram para admirar o Mundo, Casa D. Clementina.
Capítulo IX
Casa D. Clementina, Noite, Sábado.
Capítulo X
Saíram pela Manhã, Domingo, de Noite dirigiu-se à Casa dos Sales, Largo do Machado.
Capítulo XI
Onze Horas da Manhã, Duas Horas, Sala do Sr. Sales Pereira, Hora do
...