Pata Da Gazela
Dissertações: Pata Da Gazela. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MilenaSantos • 6/5/2014 • 445 Palavras (2 Páginas) • 2.502 Visualizações
I Romances urbanos:
- Cinco minutos (1857);
- A viuvinha (1860);
- Lucíola (1862);
- Diva (1864);
- A pata da gazela (1870);
- Sonhos d’ouro (1872);
- Senhora (1875);
- Encarnação (1893, póstumo).
II Romances históricos e/ou indianistas:
- O Guarani (1857);
- Iracema (1865);
- As minas de prata (1865);
- Alfarrábios (1873);
- Ubirajara (1874);
- Guerra dos mascates (1873).
III Romances regionalistas:
- O gaúcho (1870);
- O tronco do ipê (1871);
A Pata da Gazela
Personagens: Amélia, Horácio, Leopoldo e Laura.
Personagens Principais: Amélia, Horácio e Leopoldo.
Característica:
Amélia: uma mulher bela e rica, vai ser disputada por Horácio e Leopoldo.
Horácio: homem elegante não só no traje como em no trato pessoal, poderia ser considerado um dos príncipes da moda, um dos leões da Rua do Ouvidor.
Leopoldo: pouco favorecido e respeitado de beleza, simples no vestir, trajava luto pesado não só nas roupas negras como na cor das faces e na mágoa que lhe escurecia a fonte, pela perda da irmã.
O processo narrativo
Apresenta o foco narrativo em terceira pessoa, o narrador a emoldurar a história é onisciente e sua visão, portanto, é constante em toda a obra. Ele descreve as personagens, exibe os ambientes, tece comentários críticos sobre as personagens e sobre o pensamento da época. Ao exibir suas personagens, Alencar, vai revelando aspectos do momento histórico em que a obra é construída e seu pensamento crítico sobre esse momento.
Análise
O romance A Pata da Gazela foi escrito baseado no conto A Cinderela. O autor aproveita-se do enredo, no qual uma jovem, ao entrar apressada dentro de uma carruagem, perde um par de seu sapato, que é encontrado por um rapaz. Inquietado pelo calçado, ele sai à procura da dona do objeto, não desistindo até encontrá-la. A partir daí, o romancista desenvolve seu enredo, um texto irônico e crítico sobre a sociedade brasileira do século XIX. O livro é a tentativa de José de Alencar de mostrar como o amor deve ser, não pela plástica como o de Horácio, mas pela alma como o de Leopoldo.
Outra dimensão de um romance é sua historicidade, isto é, seu caráter de objeto produzido num determinado momento histórico, destinado a ser consumido por um público de características específicas e fruto de uma concepção de literatura muito peculiar. No caso de A Pata da Gazela, sua publicação em 1870 imerge-o em plena moda romântica, quando o romance visava
...