A Prosa Pós-Moderna
Dissertações: A Prosa Pós-Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThiagoRSM • 15/12/2014 • 890 Palavras (4 Páginas) • 1.425 Visualizações
Sumário
Introdução................................................. 3
Contexto Histórico...................................... 4
Principais Características ............................ 5
Público Alvo................................................ 6
Linguagem da prosa pós-moderna.................. 7
Principais autores............................................. 8
Principais Obras ............................................. 9
Conclusão......................................................... 10
Bibliografia .......................................................11
Introdução
Esse trabalho objetiva analisar a era da prosa pós-moderna, ( período literário no qual podemos observar a poesia e a prosa em ângulos convergentes) salientando como e quando surgiu, além de suas características mais marcantes. Podemos ver que a prosa pós-moderna foi como uma “ponte” para o desenvolvimento das manifestações estéticas da cultura ocidental, sendo mais perceptível em países como a França e os Estados Unidos, mas estando também presente no Brasil.
3
Contexto Histórico
Antes de falar do pós modernismo e suas características principais, é importante entender também o modernismo, já que um leva ao outro. No Brasil o modernismo foi marcado simbolicamente pela Semana de Arte Moderna, realizada na cidade de São Paulo em 1922. O professor Alfredo Bosi afirma que “a semana foi, ao mesmo tempo, o ponto de encontro das várias tendências modernas que desde a Primeira Guerra se vinham firmando em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a plataforma que permitiu a consolidação de grupos, a publicação de livros, revistas e manifestos, numa palavra, o seu desdobra-se em viva realidade cultural.”
A literatura modernista no Brasil assumiu aspectos bastante peculiares, e em certa medida, provenientes da moderna literatura feita na Europa. Dessa vez a idéia quanto ao modernismo era criar uma própria identidade para a literatura brasileira, já que todos os outros períodos literários anteriores eram quase adaptações da cultura estrangeira.
Segundo Eduardo de Faria Coutinho:
“Se nesse processo de assimilação seletiva, de um lado, se expurgava a tradição autoritária, de teor colonialista e centralizador, de outro se valorizava a tradição popular e regional em suas múltiplas facetas, fatos que conferiram ao movimento um caráter sui geniris, distinguindo-o do chamado modernismo da tradição ocidental e até aproximando-o, de certo modo, de alguma vertente do que hoje vem sendo arrolado sob a designação genérica de pós-modernismo.”
É aqui onde entra o pós-modernismo, que foi definido como o que “vem depois do modernismo” e abrange suas três fases: primeiro modernismo dos anos 20, modernismo dos anos 30-45, modernismo canônico de meados dos anos 40 e 60.
A prosa pós-moderna surgiu entre os anos de 1945 a 1958 em meio a vontade de participação e de desconfiança geral. Os pós-modernismo invadiu o cotidiano e causou um grande “rebu”.
4
Principais características
A prosa pós-moderna expressava totalmente a realidade de sua época. A economia independente, a sociedade absolutamente diferente e matizada, vivendo em meio ao analfabetismo e a miséria, misturados aos avanços tecnológicos que surgiam nesse período. As narrativas pós-modernas se baseavam no cotidiano, o que lhe atribuía um caráter espontâneo.
Baseado nisso, os aspectos desse estilo de literatura refletem questões como intertextualidade, ironia, esquizofrenia, questionamento do racionalismo pela exploração de outros níveis da realidade, anseio pela pluralidade, ênfase do cotidiano, retomada do texto do passado, androgenia, hedonismo, exaltação do prazer, presença do humor, auto-reflexão...
O pós-modernismo, como expressão literária, vive sobre o signo da multiplicidade. A diversidade e entrosamento da prosa pós-moderna é marcante e inconfundível. Nesse período literário os autores usavam coisas reais em suas obras, mas de um modo que parecessem mais interessantes do que o normal.
5
Público Alvo
Os escritos desse tipo de prosa não tinham necessariamente um público alvo, mas tentavam ao máximo que as pessoas se identificassem com suas histórias. Os autores buscavam entreter escrevendo sobre fatos do dia-a-dia, de modo que seus leitores sentissem empatia com os personagens que lhes eram apresentados. A prosa pós-moderna fez muito sucesso principalmente com o público juvenil. E até hoje existem exemplos de citações dos autores em novelas, revistas, livros e até mesmo nas redes sociais.
...