A RELAÇÃO ENTRE A AFETIVIDADE E O DESEMPENHO NO TRABALHO
Por: Williamhc • 8/9/2017 • Seminário • 641 Palavras (3 Páginas) • 349 Visualizações
SEMINÁRIO GESTÃO DE PESSOAS
A RELAÇÃO ENTRE A AFETIVIDADE E O DESEMPENHO NO TRABALHO
SIGNIFICADO DE AFETIVIDADE
Segundo o dicionário Aurélio, o significado de afetividade é:
- Faculdade afetiva; qualidade do que é afetivo.
- Função geral, sob a qual se colocam os fenômenos afetivos, ou seja, está relacionado a todos os fenômenos afetivos
TEORIA DE WALLON
Afetividade é:
A capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste, portanto, na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo. (CRUZ E SOUZA, 2014)
TEORIA DE PIAGET
A afetividade tem um papel primordial no funcionamento da cognição, funcionando como uma fonte de energia para a inteligência e o pleno funcionamento das estruturas mentais. (CRUZ E SOUZA, 2014)
TEORIA DE VYGOTSKY
A afetividade faz parte de uma condição histórico-social onde nossas percepções dão sentidos e significados para o que construímos culturalmente. (CRUZ E SOUZA, 2014)
CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Refere-se especificamente ao processo de aquisição e aperfeiçoamento de competências ao longo do tempo e está diretamente relacionado com as atividades do cotidiano profissional sendo resultado de um processo mais amplo de aprendizagem contínua, baseados em conhecimentos, habilidades e atitudes (MOURÃO, 2015).
CONCEITO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL
um conjunto de características ou capacidades de comportamento e rendimento de um indivíduo, de uma organização ou grupo [...] em especial quando comparados com metas, requisitos ou expectativas previamente definidos (Carnut e Narvai, 2016)
CONCLUSÃO
- Dificuldade de se encontrar temas específicos envolvendo a afetividade e o desempenho profissional.
- Nota-se que a afetividade está diretamente relacionada ao desempenho profissional.
- Pessoas mais afetiva-positivas têm maior círculo de relacionamentos decorrendo naturalmente para a possibilidade de maiores oportunidades.
- Conclui-se que a afetividade, se positiva, é um importante fator para desempenho profissional
- Sugere-se, que as organizações invistam na questão afetiva de seus empregados, o que poderá trazer significativos resultados para seus objetivos.
BIBLIOGRAFIA
ARAÚJO, Regina Lúcia Moura de. Afetividade institucional de equipe: um estudo de caso em um hospital público e de ensino. Dissertação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009
BASTOS, Antônio Virgílio; BRANDÃO, Margarida Guimarães Andrade.; PINHO, Ana Paula Moreno. Comprometimento organizacional: explorando este conceito entre servidores de instituições universitárias. Revista de Administração Contemporânea: Rio de Janeiro, RJ Maio/1997.
CARNUT, Leonardo; NARVAI, Paulo Capel. Avaliação de desempenho de sistemas de saúde e gerencialismo na gestão pública brasileira. Saude soc., São Paulo , v. 25, n. 2, p. 290-305, June 2016.
CRUZ, Sayonara Ribeiro Marcelino, SOUZA, Aniele Moraes. Afetividade e EaD: caminhos possíveis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11, 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: < http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128138.pdf>. Acesso em: 19 set. 2016.
...