A Segurança nos Transformadores
Por: pjbasilio • 2/6/2017 • Relatório de pesquisa • 456 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
TRANSFORMADORES
SEGURANÇA DO TRANSFORMADOR
TRANSFORMADOR
No transformador estão contidos diversos tipos de equipamentos que estão voltados à parte de segurança do mesmo.
São eles:
O termômetro que possui dois ponteiros de ligação e um de indicação de temperatura máxima atingida em um período. Os dois primeiros configuram os limites que o terceiro poderá atuar.
O termômetro possui na extremidade um bulbo que é colocado no ponto mais quente do óleo, que fica logo abaixo da tampa.
Os Dispositivos de alivio de pressão (tipo válvula): ela é instalada em transformadores imersos em liquido isolante e tem por finalidade protegê-los contra possíveis deformações ou até ruptura do mesmo, em um possível aumento de pressão. Nesse caso, a válvula atua e deixa que uma certa quantidade de óleo saia não danificando traio; logo depois ela fecha, não permitindo que agentes externos entrem, o que também danificaria o trafo.
Desumidificador de ar: Composto por um material chamado Silica-gel, o desumidificador está localizado em um seguimento na parte inferior do tanque de expansão e garante que o ar que entra no transformador não contenha umidade. Durante o funcionamento normal, o óleo aquece e dilata, expulsando o ar através do secador. Quando a temperatura do óleo abaixa, no caso de uma diminuição da carga, o ar é novamente aspirado para dentro do traio através do desumidificador, o qual absorve a umidade existente e não permite que ela entre em contato com o óleo.
Relé Buchholz: ele indica por meio de alarme ou até mesmo pelo desligamento do transformador, defeitos como perda de óleo, descargas internas, isolação defeituosa, etc..
Ele é montado entre o tanque de expansão e o principal. Na carcaça existe um visor com uma escala graduada que indica o volume de gás. Dentro, duas bóias montadas uma sobre a outra: quando uma certa quantidade de gás se acumula, a bóia superior é forçada a descer. Por outro lado, se o volume de gás provocar circulação de óleo dentro do relé, é a bóia inferior que reage.
Indicador de nível de óleo: indicam com perfeição o nível do líquido isolante, que serve como proteção do transformador. Sua precisão é graças a um ímã permanente em seu interior.
Radiadores: dispositivos que fazem o resfriamento do traio, seja por meio natural ou com o auxilio de ventiladores.
Buchas: local onde são feitos os contatos de tensão.
Tanque de expansão: destina-se a dar um local para que o óleo, quando dilatado, possa fluir e não causar nenhum dano à carcaça do transformador.
***Deve-se realizar vários ensaios que mostrem como será a atuação do transformador em sua vida útil, principalmente no óleo que será colocado em seu interior. No óleo são feitos os ensaios: de rigidez dielétrica, teor de água, fator de potência, índice de neutralização, ponto de fulgor e de densidade.
...