Engenharia De Transformadores
Pesquisas Acadêmicas: Engenharia De Transformadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amorais579g • 18/11/2013 • 223 Palavras (1 Páginas) • 387 Visualizações
4.5 Parâmetros de Teste em Vazio de Um Transformador
4.5.1 INTRODUÇÃO
O transformador embora não seja propriamente um dispositivo de conversão eletromecânica de energia, é um dispositivo importante na análise global de um sistema de energia. Sendo um componente que transfere energia de um circuito elétrico à outro o transformador toma parte nos sistemas elétricos e eletromecânicos, seja simplesmente para isolar eletricamente os circuitos entre si, seja para ajustar a tensão de saída de um estágio do sistema à tensão de entrada do seguinte, seja para ajustar a impedância do estágio seguinte à impedância do anterior (casamento de impedância), ou para todas essas finalidades ao mesmo tempo.
O transformador opera segundo o princípio da indução mútua entre duas (ou mais) bobinas ou circuitos indutivamente acoplados. Importante salientar que os circuitos não são ligados fisicamente, ou seja, não há conexão condutiva entre eles.
O circuito ligado à fonte de tensão é chamado primário e o circuito no qual a carga é conectada, é denominado secundário.
Figura 15 Circuito Equivalente
V1 = Tensão de suprimento aplicada ao primário (V)
r1 = Resistência do circuito primário ()
x1 = Reatância do circuito primário ()
I1 = Valor médio quadrático da corrente drenada da fonte pelo primário (A)
E1 = Tensão induzida no enrolamento primário por todo o fluxo que concatena a bobina 1 (V)
N1 = Número de espiras do enrolamento primário
Io = Corrente de magnetização (A)
Zm
...