ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA IMPORTÂNCIA FRENTE A RESSOCIALIZAÇÃO DA MASSA CARCERÁRIA
Por: Nívea Ramos • 28/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
NIVEA PAULA RAMOS FERREIRA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA IMPORTÂNCIA FRENTE A RESSOCIALIZAÇÃO DA MASSA CARCERÁRIA
SÃO JOÃO DEL REI, JUNHO DE 2017[pic 3]
NIVEA PAULA RAMOS FERREIRA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA IMPORTÂNCIA FRENTE A RESSOCIALIZAÇÃO DA MASSA CARCERÁRIA
Pré-projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade Federal de São João Del Rei, sob a orientação da Tutora Daniele de Santana, como pré-requisito para aprovação na disciplina de Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração.
Orientador: Daniele de Santana
São João Del Rei
2017[pic 4][pic 5]
Lista de Abreviaturas
Depen: Departamento Penitenciário Nacional
Infopen: Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias
Ipea: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
[pic 6]
Sumário
1. Introdução 5
2. Problema de Pesquisa 5
3. Referenciais teóricos 5
4. Justificativa 6
5. Objetivos 6
6. Metodologia 6
7. Bibliografia 7
[pic 7][pic 8][pic 9]
Administração Pública e sua importância frente à ressocialização da massa carcerária
1. Introdução
A ressocialização tem como finalidade recuperar os indivíduos apenados e reintegrá-los a sociedade. Porém, as unidades prisionais no Brasil se encontram em uma situação complicada principalmente devido a superlotação, não sendo possível, por muitas vezes garantir aos detentos as condições mínimas para recuperá-los.
Vamos aqui, analisar os aspectos da ressocialização para o detento e para a sociedade. Traremos para discussão o debate acerca do problema de assistência ao preso, com base em pesquisas científicas, e a vivência experimentada dentro de uma unidade prisional que posso observar todos os dias em função do meu trabalho.
O objetivo maior é questionar o papel do Estado primeiramente no tratamento humano do apenado, e posteriormente nas políticas públicas aplicadas por este, com o intuito de reinserir tais pessoas na sociedade, aptos ao trabalho e ao convívio.
2. Problema de Pesquisa
- De que forma o poder público pode melhorar as condições básicas dos apenados, e como contribuir com a reinserção destes na sociedade.
- Quais pontos no sistema carcerário devem ser melhorados e quais os reflexos dessas melhoras serão observados.
- Como a ressocialização pode diminuir as reincidências dos delitos cometidos por pessoas outrora presos.
É importante discutir o tema e as possíveis soluções, pois tal problema tem as proporções aumentadas a cada dia, e isso se reflete na segurança de toda a população.
3. Referenciais teóricos
A população carcerária brasileira cresceu 119 % de 2000 a 2014. Esses são os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) no relatório do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen).
“É importante apontar o grande número de pessoas presas por crimes não violentos, a começar pela expressiva participação de tráfico de drogas – categoria apontada como muito provavelmente a principal responsável pelo aumento exponencial das taxas de encarceramento no país e que compõe o maior número de pessoas presas.” (DEPEN)
Se houvesse um incentivo maior na saúde pública, e isso engloba os dependentes químicos, o sistema carcerário não estaria tão sobrecarregado, e poderia desempenhar melhor sua função de ressocializador dos apenados, tão difícil de ser colocada em prática nos dias de hoje.
Ora, se a função das instituições de guarda dos apenados é promover a reinserção dos mesmos na sociedade, é necessário saber por qual motivo tal objetivo não tem sido alcançado, e de que forma o poder público pode interferir de modo a diminuir a população carcerária e diminuir as reincidências de detentos nos crimes já praticados.
4. Justificativa
O crescimento do índice da população carcerária é algo que merece destaque, devido ao fato de influenciar diretamente o cotidiano de toda a população. Se por um lado, vem crescendo cada dia mais o número de pessoas presas envolvidas com drogas- questão essa que deveria ser tratada pela saúde pública, por outro lado a omissão do governo em tratar tal questão gera um problema de segurança, ao passo que para sustentar o vício de drogas tais pessoas precisam de dinheiro, o que gera furtos e roubos.
...