AS Tranças De Bitou
Trabalho Escolar: AS Tranças De Bitou. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rutilea • 29/4/2013 • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 620 Visualizações
SUMÁRIO
1. SÍNTESE REFLEXIVA....................................................04
2.CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................08
3.REFERÊNCIAS.............................................................. 09
1. SINTESE AS TRANÇAS DE BINTOU
O trabalho vem como objetivo fazer uma síntese entre a história, “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”.
No livro “As Tranças de Bintou” conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição de sua tribo na África as crianças só podem usar birrotes que é uma forma que se prende os cabelos. só ao atingirem a juventude poderão utilizar tranças nos cabelos. Isso tudo por uma questão de facilitar e dar bem estar no dia a dias das crianças. E até mesmo resaltar de forma diferente a identidade de cada um, nos mostra o livro.
Já observando o texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem no primeiro parágrafo fala que: Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É nesse momento que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo.
O texto nos apresenta as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças. É preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.
Seu principal objetivo das abordagens integradas é promover ligações entre conceitos, visando o conhecimento global e o quebrando as barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica do educando. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja entendido com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades e maturidade cognitiva.
Quando fazemos uma ligação de experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. De forma que no texto (“Uma abordagem integrada da aprendizagem”) a medida que enriquecemos a variedade de ligações e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim a visão de mundo. Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas.
Podemos então dizer que a compreensão que a tais experiências são carregadas de mensagens e significações, nesse sentido podemos dizer que ela é um dos veículos centrais na transmissão das ideologias, cria uma imagem de algo, ao mesmo passo é produto social e histórico. Ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos educando requer atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos onde valorizados as trocas e ao mesmo tempo consideradas as especificidades de cada um dos envolvidos.
Então podemos propor algumas atividades como base a história de Bintou. Dentro das seguintes áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática.
“As tranças de Bintou” mostra uma possibilidade de abordar o tema de forma positiva e construtiva, favorecendo o conhecimento de culturas de povos da África. O destaque é para as tranças de Bintou, num percurso de vida das pessoas que habitam a região, na visão da menina que queria
...