Síntese Reflexiva "as Tranças De Bitou"
Trabalho Universitário: Síntese Reflexiva "as Tranças De Bitou". Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 9312 • 29/9/2013 • 1.464 Palavras (6 Páginas) • 378 Visualizações
a história novamente e ir debatendo com os alunos sobre como seria o local onde vive Bintou, sua cultura e sua relação familiar.
Já levaria prontas fichas contendo palavras que são o ponto forte para a reflexão como:
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
ANGÉLICA ALVES SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR”AS TRANÇAS DE BINTOU”
Diamantina MG
2013-05-10
ANGÉLICA ALVES SILVA
PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “AS TRANÇAS DE BINTOU”
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [ , Ensino de Artes e Música,Ensino da Alfabetização, Fundamentos da Gestão Educacional, Ensino da Matemática na educação infantil, Ensino da natureza e sociedade, Seminário].
Prof. Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato, Andréia Zômpero, Helena Sampaio,Vilze Vidotte Costa.
Diamantina
2013-05-10
ANGÉLICA ALVES SILVA
INTRODUÇÃO
No cotidiano escolar é preciso estarmos atentos para sanar as dificuldades dos alunos,tão logo elas sejam detectadas,fazer as intervenções de modo que motive o aluno a buscar construir a sua aprendizagem.
Às vezes a maneira com que levamos ou tentamos levar o conteúdo (as capacidades) aos alunos, não conseguimos que a aprendizagem aconteça. É sempre necessário modificar, criar, inovar. Mexer com as emoções incentivar o aluno a participar das atividades é o meio mais eficaz de se conseguir com que ele aprenda que construa com os conhecimentos e experiência que tem novos conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO
A trança de Bintou mostra claramente a abordagem integrada da aprendizagem, ela vivendo e querendo ter suas tranças, foi buscando como pode alcançar seus objetivos.
Os ensinamentos adquiridos através da convivência familiar, foi criando situações e condições para que ela tivesse as suas tranças, enfim alcançasse seus objetivos. A capacidade foi consolidada no momento em que ela se viu no espelho, como queria e imaginava., aprendeu a ser feliz, motivada pela vontade de crescer tanto na idade também na experiência de vida, pois, apesar de ser criança,dentro do seu tempo e espaço, venceu barreiras e construiu sua aprendizagem, tem tempo para tudo,e ele chega, quando com sabedoria sabemos utiliza-lo visando alcançar nossos objetivos.
O texto e a historia são reflexos da construção da aprendizagem, pois ambos buscam passar para o professor que cada aluno tem seu tempo, o seu rítimo e cabe a ele como mediador da aprendizagem modificar, diversificar suas atividades para alcançar a individualidade de cada um e obter sucesso coletivo.
Assim, a socialização da criança, o trabalho com artes, valores, afetividade, auto-conhecimento matemática língua portuguesa podem através do lúdico, de uma maneira prazerosa serem trabalhados.
Ao contar a história no momento do debate podemos primeiro através da linguagem oral fazer fazer a contextualização dos conhecimentos, trazendo os fatos imaginários da historia, para a nossa realidade adaptando-os as capacidades que serão trabalhadas naquele período bimestral ou etapa.
Atividades relacionadas a natureza e sociedade
OBJETIVOS
- Valorizar a cultura de um povo.
- Conhecer os hábitos e a maneira de vestir de uma região.
- Identificar saberes através do conhecimento dos mais velhos.
- Respeitar o outro.
Socializar através da convivência humana.
ATIVIDADE
Ler
FAMILIA CULTURA ALEGRIA REALIDADE SONHO
AS TRANÇAS DE BINTOU BARREIRAS
Colocar no centro do quadro da sala o título e as outras palavras voltadas para ela.Explorar a questão da raça, do bulling e da descoberta da identidade da criança.
Atividades relacionadas a artes e musica
OBJETIVOS
- Reconhecer e valorizar o potencial de cada criança a partir de conhecimentos prévios.
- reconhecer a história de Bintou através do lúdico
- Identificar a arte e a musica como uma maneira de socialização com um grupo social da qual participa
ATIVIDADES.
Levaria para a sala sucatas como lãs pretas, e coloridas, latinhas de refrigerantes vazias, colas, tesouras, panos, e em grupo ou individualmente pediria que cada criança fizesse a sua Bintou.
Aproveitando uma música já conhecida pelas crianças, criar uma paródia onde cotasse a história de Bintou , que em algum momento cívico poderia
...