AS TRANÇAS DE BITOU
Exames: AS TRANÇAS DE BITOU. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANEL • 29/5/2013 • 1.426 Palavras (6 Páginas) • 374 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
“AS TRANÇAS DE BINTOU”
BARRA DE SÃO FRANCISCO
2013
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
“AS TRANÇAS DE BINTOU”
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito das atividades do trabalho interdisciplinar individual do 5º Semestre.
BARRA DE SÃO FRANCISCO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. SÍNTESE REFLEXIVA 4
3. ATIVIDADES 5
3.1 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA:.........................................5
3.2 ATIVIDADES DE ARTE E MÚSICA 6
3.3 ATIVIDADES DE NATUREZA E SOCIEDADE 7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
5. REFERÊNCIAS 8
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação interdisciplinar entre o texto "Uma abordagem integrada da aprendizagem" e a história do livro "As Tranças de Bintou”, através da elaboração de uma síntese reflexiva, abordando seus aspectos teóricos, valorizando a metodologia do texto na construção de valores que visam o crescimento e aceitação do ser humano na sua integralidade, sem a roupagem de conceitos sociais que diminuam o sentimento de igualdade e liberdade que buscamos preservar. É nessa perspectiva democrática que buscaremos evidenciar aos alunos que todos somos importantes, seja na igualdade ou nas diferenças, que temos as mesmas origens, e cada ser humano tem a sua beleza interior e exterior, que devemos valorizar a pessoa humana, não os preconceitos sociais, já que a criança está inserida em um mundo sem fronteiras e é através do reconhecimento de outras culturas e povos que ela valorizará a sua própria cultura.
2. SÍNTESE REFLEXIVA
Com a leitura do texto "Uma abordagem integrada da aprendizagem" e a história “As tranças de Bintou” percebemos uma linha tênue com a educação, pois as relações familiares, cognitivas e sociais, influenciam sobre maneira na formação da criança, o que se observa claramente na relação de Bintou com sua etnia através do sonho de se parecer com sua irmã Faltou, a qual para ela é mais bonita por já usar as tranças tão desejadas por ela, o que ainda não lhe é permitido devido à cultura de seu povo. Para ela o mundo ainda é uma grande ilusão, um sonho, o qual deverá ser construído através de bases sólidas, moldando o seu caráter e lhe trazendo meios de compreensão das diversidades culturais e sociais.
A aprendizagem é concebida como um processo de construção de conhecimento pelas crianças, e diante de um mundo tão cheio de informações e mudanças, devemos considerar as necessidades infantis a partir da conservação de valores, do respeito, da aceitação e do afeto. Entender o raciocínio infantil fornece a base para a facilitação do desenvolvimento emocional, do entendimento interpessoal, resolvendo assim os conflitos de forma branda e pacifica.
Na história de Bintou, podemos elencar conteúdos importantes para trabalharmos diferentes áreas do conhecimento, tais como:
* Linguagem
* Musica
* Artes
* Matemática
* Jogos
* Valores sociais e morais
* Natureza e sociedade
A história de Bintou, trás um leque de possibilidades para trabalhar em diversas disciplinas e diferentes áreas do conhecimento, contribuindo de forma prazerosa e lúdica para a interação, formação e promoção das atividades propostas. Permite ainda enfocar a questão cultural, étnica e racial sem transgredir os valores particulares de cada um, demonstrando que o respeito, a aceitação e a harmonia podem andar de mão dados entre os povos, sensibilizando-os assim para a importância de cada um.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Faixa etária de 04 e 05 anos)
Plano de aula Natureza e Sociedade
Conteúdos Conceituais:
Compreender as diferenças sociais existentes entre as famílias;
Identificar moradias de outros povos;
Estimular a percepção espacial;
Conteúdos Procedimentais:
Pesquisar diferentes tipos de moradias, para a construção de um mural;
Descrever o ambiente onde vivem;
Solicitar que as crianças construam no caderno o desenho de uma oca, casa ou prédio;
Conteúdos Atitudinais:
Conhecer ambientes diferentes;
Apreciar outras culturas;
Reconhecer a importância das obras de artes
Observe a tela de Tarsila do Amaral, Morro da Favela, 1924. Após a observação, conversar com as crianças sobre moradias, deixando que narrem suas experiências pessoais.
Solicite a organização de álbum gigante para a sala, onde cada grupo confeccionará uma pagina que descreverá cada cômodo da casa através de desenhos, colagens e palavras. Deixá-lo em exposição para que toda a classe tenha acesso.
Plano de aula Artes e Músicas
Conteúdos Conceituais:
Trabalhar a questão da
...