AUDIÇÃO HUMANA E POLUIÇÃO SONORA
Por: Isamazzuch • 16/5/2021 • Relatório de pesquisa • 1.542 Palavras (7 Páginas) • 220 Visualizações
Farejador de Plágio - Registrado para - Não Registrado -
E.E SENADOR JOÃO GALEÃO CARVALHAL
FÍSICA
ISABELLA MAZZUCHELLI
{ucamaisbrasil.com.br/escolas/joao-galeao-carvalhal-senador><br><h3}
{facebook.com/pages/category/School/Escola-Estadual-Senador-Jo%C3%A3o-G {cebook.com/pages/category/School/Escola-Estadual-Senador-Jo%C3%A3o-Gal {cacao.sp.gov.br/cgrh/escolas/joao-galeao-carvalhal-senador/><br><h3} e {col.as/190353-joao-galeao-carvalhal-senador><br><h3} %C3%A3o-Carvalhal {olsa.com.br/escolas/joao-galeao-carvalhal-senador><br><h3} -2665230001 {sbrasil.com.br/topicos/182309536/diretora-escola-estadual-senador-joao {lhorescola.com.br/escola/joao-galeao-carvalhal-senador><br><h3} -galea {ucamaisbrasil.com.br/escolas/joao-galeao-carvalhal-senador><br><h3} o-carvalhal><br><h3} 04111/><br><h3} ale%C3%A3o-Carvalhal-266523000104111/><br><h3}
AUDIÇÃO HUMANA E POLUIÇÃO SONORA
Santo André - SP
2020
1 Introdução
A audição é um sentido que faz com que as pessoas executem os seus processos de comunicação, o que as deixam capacitadas em detectar variados tipos de sons, que possam transmiti-los e pelo fato de ter uma orelha em cada lado da cabeça, faz com que possam identificar a localização desse som. No entanto, há lugares que esses sons são emitidos com um volume e intensidade exorbitante, e dependendo da quantidade de decibéis que ele está, poderá ser classificado como poluição sonora.
Além disso, essa poluição está na terceira colocação no ranking de poluição ambiental e apesar de ela não impregnar no ecossistema como as outras poluições, todavia, ela causa graves danos ao bem-estar e a qualidade de vida dos seres humanos e dos animais.
2 CONCEITO DE POLUIÇÃO SONORA
A poluição sonora é um dos problemas ambientais supremos, que tem maior ocorrência nos centros das cidades. Ela se dá pelo excesso de ruídos que afetam a saúde física e mental dos seres vivos e por isso é considerada um problema de saúde pública no mundo. “Esse ruído é um som que prejudica a comunicação, constituído por um número alto de vibrações acústicas com uma amplitude e fase muito alta, elevando sua pressão sonora”. (CERRI [200-], p.1).
2.1 Reação do organismo dos seres humanos com a poluição sonora
O ruído propriamente dito não é encarado como um perigo a saúde pública. Entretanto, o corpo humano o encara, visto que quando ele se depara com um ruído, suas glândulas suprarrenais liberam o cortisol (hormônio do estresse), para que o corpo se apronte para uma luta ou fuga.
Após isso, o coração começa a bater mais depressa, as reservas de gordura e açúcar começam a aumentar e são bombeadas para o sangue para fornecer mais energia. Todavia, quando o corpo persevera nesse estado de alerta, o sistema imunológico e a digestão quase estagnam, e isso ocasiona hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue), pressão alta, colesterol e predecessores de doenças cardiovasculares que podem levar a um ataque cardíaco.
2.2 Efeitos da poluição sonora na audição e no organismo dos {spitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-s {spitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-s {https://pt.wikipedia.org/wiki/Perda_auditiva_induzida_por_ru%C3%ADdorel=nofollownoopenernoreferrer} aude/dicas-saude/impacto-da-poluicao-sonora-no-aparelho-auditivo><br><h3} aude/dicas-saude/impacto-da-poluicao-sonora-no-aparelho-auditivo><br><h3} seres humanos
Essa poluição causam um grande impacto nas células localizadas na parte interna do ouvido, que,
uma vez lesionadas, não se regeneram, e a capacidade de audição vai sendo perdida com o passar do tempo. A capacidade {spitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/impacto-da-poluicao-sonora-no-aparelho-auditivo><br><h3} de ouvir é o primeiro sentido a se desenvolver durante a formação do ser {spitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/impacto-da-poluicao-sonora-no-aparelho-auditivo><br><h3} humano, ainda na gestação, e é fundamental para a comunicação efetiva. A maior parte dos distúrbios {spitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/impacto-da-poluicao-sonora-no-aparelho-auditivo><br><h3} de comunicação é proveniente de problemas auditivos, causados principalmente pela exposição a sons intensos. (MUNHOZ 2020, {spitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/impacto-da-poluicao-sonora-no-aparelho-auditivo><br><h3} p.4)
No entanto, existe a ação chamada mascaramento, que é quando a parte aguda do som é diminuída em contrapartida de um ruído com maior intensidade, que consequentemente encobre esse som. Se a sensibilidade auditiva dessa pessoa for diminuída durante a apresentação de um estímulo sonoro intenso e duradouro, há uma adaptação auditiva. Entretanto, se isso ocorrer depois do estímulo ser cessado, então terá uma fadiga auditiva, conhecida {http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protoco {https://pt.wikipedia.org/wiki/Perda_auditiva_indu {aude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_perda_audit {efeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigil {ipedia.org/wiki/Perda_auditiva_induzida_por_ru%C3%ADdo><br><h3} ancia_em_saude/saude_do_trabalhador/index.php?p=6055><br><h3} iva.pdf><br><h3} zida_por_ru%C3%ADdorel=nofollownoopenernoreferrer} lo_perda_auditiva.pdfrel=nofollownoopenernoreferrer} por mudança temporária no limiar. Segundo Melnick, os efeitos dos ruídos na audição são a mudança {ipedia.org/wiki/Perda_auditiva_ind {aude.gov.br/bvs/publicacoes/protoc {http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publ {https://pt.wikipedia.org/wiki/Perda_auditiva_induzida_por_ru%C3%ADdorel=nofollownoopenernoreferrer} icacoes/protocolo_perda_auditiva.pdfrel=nofollownoopenernoreferrer} olo_perda_auditiva.pdf><br><h3} uzida_por_ru%C3%ADdo><br><h3} temporária no limiar, trauma acústico e a mudança permanente no limiar (perda auditiva induzida pelo ruído). {http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prot {https://pt.wikipedia.org/wiki/Perda_auditiva_i {aude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_perda_au {de.ufpr.br/portal/medtrab/wp-content/uploads/s {efeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vi {ipedia.org/wiki/Perda_auditiva_induzida_por_ru {uivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id= {s.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnolog {t.org.br/export-pdf/123/v14n3a15.pdf><br><h3} {.org.br/revista/pdf/artigos/893.pdf><br><h3} ia/article/download/685/495><br><h3} 26><br><h3} %C3%ADdo><br><h3} gilancia_em_saude/saude_do_trabalhador/index.php?p=6055><br><h3} ites/25/2018/04/Elis_Biron_Artigo_otoemiss%C3%B5es.pdf><br><h3} ditiva.pdf><br><h3} nduzida_por_ru%C3%ADdorel=nofollownoopenernoreferrer} ocolo_perda_auditiva.pdfrel=nofollownoopenernoreferrer}
...