Administração Financeira
Ensaios: Administração Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/11/2014 • 4.253 Palavras (18 Páginas) • 330 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS – Atividades
Práticas Supervisionadas
CAMPINAS – SP
2014
Alessandra de Lima R.A.: B5239F-3
Cássio Ricardo Coga R.A.: B3933I-3
Edivan Pereira Neto R.A.: A9389C0
Izabela Gonçalves de Oliveira R.A.: B4996I-3
Jaqueline Silva Souza R.A.: B56DGI-9
Administração Financeira: um estudo em uma empresa de (pequeno médio ou grande) porte (a partir dos critérios de porte da empresa/organização adotados pelo BNDES) O TEMA DEVE CONSTAR -
Quallity Alimentação S/A
CAMPINAS-SP
2014
SUMÁRIO
1. INDRODUÇÃO
Na busca do crescimento e do desenvolvimento, nos séculos passados e atualmente, com os mercados cada vez mais avançados em tecnologias e concorrências os empreendedores, administradores e acionistas estão buscando um bom plano de negócio para á Administração Financeira de suas empresas e organizações. Assim, a partir desses avanços terão o controle de tudo que se passa através do funcionamento no ambiente financeiro da empresa.
A Administração de Finanças visa auxiliar as empresas em todos os processos econômicos e financeiros, buscando eliminar os níveis de riscos, melhorar os custos incorridos para acabar com os conflitos entre os acionistas e administradores, ajudando no aumento dos investimentos e operações, monitorando as aplicações nos princípios financeiros e econômicos para a maximização de riqueza da empresa e dos valores de suas ações, controlando as vendas que influem nos retornos dos lucros, trabalhando com projetos para as necessidades de caixa e estabelecendo as vendas presentes e futuras, determinando os preços para chegar nos objetivos das metas de lucros. De um modo geral, as empresas necessitam adotar essa evoluída ferramenta de estratégias, pois nas tomadas de decisões são estas que irão auxiliar todos os departamentos de como procederem em todas as situações. Os Administradores Financeiros tem a responsabilidade de planejar o futuro crescimento e direcionamento de uma empresa.
A partir destas entre outras informações faremos o levantamento financeiro com objetivo do nosso trabalho, ressaltar algumas das Funções de Finanças de uma empresa, mostrando também a grande importância da Contabilidade na administração, pois os Contadores a partir das analises e dos preparos dos Demonstrativos de Resultado, Balanço Patrimonial é os Fluxos de Caixa, Comanda os Ativos e Passivos das Organizações Empresariais.
Tomaremos como exemplo a Empresa QUALLITY ALIMENTAÇÃO S/A. Uma empresa de médio porte com atuação nas áreas de refeições coletivas fazendo o fornecimento e prestação de serviços relativos á alimentação social e industrial.
Este estudo consiste na elaboração de informações de um guia para formações de operações mostrando que um bom plano financeiro não é apenas importante no desenvolvimento da oportunidade, como também é essencial na determinação dos recursos e na administração da empresa resultante. Terremos como base que para uma empresa conseguir sobreviver a concorrência de todo o mercado, ela precisa estar bem estruturada, com suas metas e objetivos bem definidos, onde planejar, organizar, dirigir e controlar é o melhor caminho a ser seguido.
2. ESTUDO DO CASO
2.1 Perfil da Organização
2.1.1 – Apresentação da Empresa
A) Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza, tipo e ramo de atuação:
A empresa Quallity Alimentação, esta á 15 anos no mercado de trabalho na cidade de Campinas interior de São Paulo, e uma empresa de refeições coletivas começou atuando em escolas, lojas de departamentos e laboratórios farmacêuticos, em poucos anos e grande dedicação nesta área, expandiu-se para São Paulo e começou a atuar na área hospitalar. Sempre com o foco no cliente a empresa reformulou seus conceitos diferenciados, criando soluções para Gastronomia Hospital, cafeterias, lanchonetes e espaço gourmet, com os seguimentos mais claros, novos mercados foram atraídos e assim tornando o crescimento constante da empresa.
Em 2003, a empresa se tornou uma S/A, abrindo seu capital para promissores investidores que trouxeram, além da experiência com refeições coletivas, o capital necessário para um maior desenvolvimento operacional e estrutural.
b) Estrutura organizacional – organograma funcional.
c) Atividade principal/descrição do negócio.
A Quallity Alimentação instala restaurantes de acordo com as condições do ambiente do seu cliente, adequando à população a ser atendida, com o gerenciamento em todo o processo produtivo, logístico e operacional das refeições coletivas, reunindo o melhor da gastronomia em pratos nutritivos e saborosos, otimizando o cliente com a alimentação de seus funcionários, oferecendo cardápios diferenciados e orientados por nutricionistas, ilhas gastronômicas, lanchonetes, coffee breaks, serviços de conveniência e eventos especiais.
d) Porte (pequena, média, grande) – segundo os critérios do BNDES1.
Segue no quadro do abaixo a classificação de porte de empresa conforme o valor da receita operacional bruta devidamente computado na DRE encerrada em 31 de dezembro de 2013.
Classificação Receita operacional bruta anual
Média empresa R$ 73.882.878,25
2.1.2 Força de trabalho
a) Informar a composição da força de trabalho, incluindo a quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, de chefia ou gerenciais, e regime jurídico de vínculo.
Cargo (Operacional) Nível Quantidade Funcionário Funções
Auxiliar de Serviços Gerais 1 30 Executar a limpeza e organização das instalações, retirando os lixos, utilizando produtos adequados e cumprindo o cronograma de limpeza pesada,
Auxiliar de Cozinha 1 482 Realizar atividades diversas prestando apoio aos cozinheiros, confeiteiros, saladeiros, mantendo limpa e organizada a área de preparação dos alimentos.
Saladeira 1 34 Preparar os alimentos para as saladas, higienizando, cortando, montando e decorando as travessas para serem servidas
Atendente de Lanchonete 2 32 Atender os usuários da lanchonete, recepcionando, preparando o item solicitado e servindo
Copeira 2 86 Preparar as bandejas com os alimentos e servir ao cliente, aquecendo os pratos, montando os lanches e bebidas, identificando as bandejas, mantendo limpo e organizado o local de preparação
Meio Oficial de Cozinha 2 61 Realizar atividades diversas prestando apoio aos cozinheiros, açougueiros, confeiteiros, e saladeiros, mantendo limpo e organizado a área de preparação dos alimentos
Confeiteiro 2 19 Preparar e produzir diversas sobremesas, como doces, tortas, bolos, frutas e sobremesas tipo diet, garantindo a sanidade dos alimentos na preparação, apresentação, decoração e reposição nos balcões,
Cozinheiro 2 58
Elaborar o pré-preparo, o preparo e a finalização dos pratos principais, guarnições e opções de prato principal, aplicando os métodos de cozimento e padrões de qualidade dos alimentos
Açougueiro 2 15 Executar o corte da carne, limpando e porcionando de acordo com a preparação do prato, obedecendo a padrões de corte e gramagens.
Estoquista 2 26 Controlar o estoque de matéria prima, recepcionando, conferindo, armazenando, fazendo lançamentos das movimentações de entradas e saídas dos produtos, organizando o estoque para facilitar a movimentação.
Tecnica em Nutrição 3 25 Garantir o cumprimento dos processos implantados do manual de boas práticas, monitorando e acompanhando os controles de segurança alimentar, orientando a operação e esclarecendo dúvidas da equipe.
Chefe de Cozinha 3 42 Supervisionar, controlar e organizar os serviços da cozinha, acompanhando e elaborando a diversas fases de preparação dos pratos, garantindo os métodos de cozimento e padrões de qualidade dos alimentos, bem como garantir e realizar as atividades em conformidade com as normas e procedimentos.
Supervisor de Produção 4 22 Supervisionando as atividades administrando a produção, aquisição de insumos, estocagem e atendimento ao cliente, bem como atuar como “interface” entre empresa e cliente.
Gerente de Atendimento (Nutricionista) 4 52 Responder pelo gerenciamento da unidade, garantindo a satisfação do cliente, administrando o recursos humanos, monitorando os resultados e assegurando o cumprimento das normas e procedimentos estabelecidos.
Auxiliar Administrativo 2 5 Auxiliar nos serviços administrativos, fazendo lançamento de notas fiscais e outros documentos a serem pagos.
Auxiliar de RH( Estagiario) 3 1 Executar tarefas de rotinas dentro do departamento de Recursos Humanos visando manter a organização dos documentos.
Assistente administrativo/Financeiro 4 7 Assessorar nas rotinas do departamento financeiro, garantir o recebimento das receitas através da emissão de notas fiscais e cobranças bancárias.
Assistente de RH 4 2 Executar tarefas de rotina do RH, dentro das normas da empresa e legislação pertinente.
Assistente de Compras 4 1 Receber solicitações de compras das unidades de negócios, conferindo e lançando as informações no sistema.
Analista Financeiro 4 3 Assessorar o Contas a Pagar na conferência de documentos, apuração de pagamentos, lançamentos em sistema e negociações com as instituições financeiras, garantir o recebimento das receitas através da emissão de notas fiscais e cobranças bancárias.
Analista de RH 4 2 Executar atividades de administração de pessoal voltadas aos procedimentos de rescisão de contrato de trabalho, recolhimento de encargos sociais, FGTS e impostos pertinentes.
Compradora 4 4 Assegurar o atendimento das necessidades de compras de materiais diversos, utilizados na empresa, respeitando prazos, custos/preços e padrões de qualidade preestabelecidos.
TI(Help DesK) 5 1 Garantir o bom funcionamento das ferramentas informatizadas utilizadas, buscando soluções, auxiliando na integração da ferramenta com o método de trabalho, vidando garantir o perfeito funcionamento do ambiente operacional e comunicação de dados.
Controle Operaciona(Controler) 5 1 Analisar e controlar os resultados e orçamentos operacionais das unidades, através de relatórios e estatísticas, visando subsidiar a diretoria com informações para tomada de decisão.
Gerente de Financeiro 5 1 Supervisionar e responder pelos trabalhos administrativos financeiros e fiscais, controlando as operações e transações bancárias, bem como utilizar-se de normas da empresa e legislação existente, visando garantir os resultados da gestão administrativa da empresa.
Gerente de RH 5 1 Supervisionar e controlar as atividades do Departamento Pessoal, visando a assegurar o cumprimento de todas as exigências legais que regulam o vínculo empregatício, bem como o cumprimento das normas e procedimentos estabelecidos pela empresa.
Gerente de Qualidade 5 2 Gerenciar, elaborar e providenciar a implementação de programas, projetos, normativas, kpis de controle de qualidade de produtos, estabelecendo, orientando e/ou averiguando as especificações técnicas e os tipos de matéria-prima, a fim de assegurar o padrão de qualidade determinado para a produção de acordo com a norma ISO 9001:08 e a legislação de boas práticas de fabricação em âmbito nacional.
Gerente de Compras 5 1 Responder pela execução e supervisão das atividades que envolvem a compra de produtos e serviços.
Gerente Operacional 5 6 Alcançar resultados financeiros positivos, gerenciando as unidades de negócios, monitorando as atividades de administração de pessoas, produção, aquisição de insumos, estocagem e atendimento ao cliente, bem como atuar como “interface” entre empresa e cliente.
Comercial 5 7 Executar as atividades de vendas, visando o cumprimento de metas estabelecidas, expandindo a venda de prestação dos serviços de Alimentação.
Diretoria Comercial 6 1 Fidelizar e equilibrar a base econômica/ financeira da unidade a serem inseridas na carteira de clientes, bem como prospectar novos negócios, afim de que possamos expandir e tornar a marca Massima reconhecida.
Diretoria Operacional 6 1 Estabelecer diretrizes e estratégias nas operações a fim de manter o bom funcionamento nas Unidades de negócios, garantindo a viabilidade técnica e econômica das mesmas.
Diretoria Controladoria 6 1 Organizar, planejar e controlar as atividades financeiras, fixando políticas de ação e acompanhando seu desenvolvimento, visando à realização dos lucros almejados, assegurando o cumprimento da legislação vigente, objetivos e metas estabelecidas.
Diretoria de Desenvolvimento 6 1 • Fidelizar e equilibrar a base econômica/ financeira da unidade a serem inseridas na carteira de clientes, bem como prospectar novos negócios, afim de que possamos expandir e tornar a marca Massima reconhecida.
Diretoria Geral 6 1 • Fidelizar e equilibrar a base econômica financeira das unidades regionais, prospectando novos negócios na região, promovendo a expansão da empresa e tornando a marca Massima reconhecida pela qualidade dos serviços prestados.
• Buscar o máximo de fidelização dos colabores sobre a sua regional, tornando a Massima, empresa líder e atrativa para se trabalhar.
• Seguir e ajudar a construir as normas e diretrizes internas.
Total de Colaboradores 1034
Tabela índice nível de escolaridade
Ensino Fundamental 1
Ensino médio Completo 2
Ensino médio Completo(Nivél Técnico) 3
Ensino Superior Completo 4
Pós Graduação/espeacilazação 5
Mestrado 6
2.1.3 Produtos e Clientes
a) Produtos principais:
Refeições Coletivas.
b) Clientes-alvo. Apresentar, quando for o caso, os clientes intermediários e informar, também, as áreas geográficas de atuação.
Alguns clientes da QUALLITY ALIMENTAÇÃO S/A:
Áreas geográficas de atuação:
- Região Sudeste: São Paulo(Interior e Capital) ,Rio de Janeiro (Interior e Capital)
e Minas Gerais(Belo Horizonte e Interior)
- Região Norte: Tocantins- TO;
- Região Nordeste: Recife-PE.
2.1.4 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.
- GRSA- Tem uma grande referencia no mercado de trabalho, por se trata de uma empresa de grande porte e ter clientes em todo território nacional.
- Sapore: É uma empresa que assim como a Quallitty vem conquistando novos clientes no nosso seguimento e assim vem conquistando cada vês mais uma posição no mercado.
JAQUELINE – 2.1.5. Ambiente competitivo: posicionamento competitivo da organização, atual e desejado; principais mudanças que estão ocorrendo no ambiente competitivo que podem afetar o mercado ou a natureza das atividades.
No Ambiente Competitivo, a Quallity Alimentação vem buscando dia após dias ferramentas que gerenciam metas para conquistar níveis de alto desempenho, com muitas inovações diferenciadas que chamam a atenção do mercado, assim garantindo retornos competitivos em relação aos concorrentes da empresa.
A empresa visa atender um mercado muito extenso, pois comprova sua capacidade competitiva mostrando a seus clientes grande qualidade em seus produtos e serviços. Sendo suas áreas de atuações em: Indústrias, Varejos, Escolas e Hospitais. Oferecendo soluções diferenciadas como: Espaço Gourmet, Maxi Vida, School Café, Gastronomia Hospitalar, Café da Praça, MM Grelhados, Tradição Sabor e Vida Natural, tudo isso é feito para garantir o crescimento e satisfação, trabalhando com dinamismo e facilidade de adaptação, pois sua gama de clientes se estende entre empresas de pequeno, médio e grande porte.
No setor de Alimentações coletivas a Quallity esta em 2° lugar no mercado competitivo, sendo seus concorrentes em 1° lugar esta a empresa GRSA e em 3° lugar a empresa Sapore. O objetivo da Quallity é ser a número 01 no mercado. Com isso está avançando.
2.1.6 - RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Empresa QUALLITY ALIMENTAÇÕES S/A, preocupa-se com a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade do Meio Ambiente. Tendo como objetivos implantar projetos que contribuam na motivação dos funcionários que fazem parte do ambiente empresarial, de forma a tomar consciência social, com cuidados na melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas envolvidas e de terceiros, através da evolução dos princípios da gastronomia, alimentação saudável, sustentabilidade e excelência dos serviços pela melhoria da educação dos mesmos e pela contribuição á preservação do meio ambiente.
Segue uma das mais importantes Responsabilidades que á Quallity Alimentações visa trabalhar:
Garantir o cumprimento dos requisitos de segurança alimentar, buscando a melhoria contínua do sistema de gestão, serviços e produtos;
Crescer e ser competitiva de forma sustentável, atuando com responsabilidade perante a sociedade;
Reconhecimento por meio dos certificados I.S.O. 9001/2001 e I.S.O. 22001;
Valorizar o desenvolvimento de nossos colaboradores, buscando aperfeiçoamento nos seus processos, técnicas e práticas, com foco na culinária e gastronomia;
Empregados uniformizados em bom estado e conservação;
Descartes dos Resíduos de lixos, colocando cada um em seus destinos corretos;
Atender as expectativas dos clientes e consumidores, por meio de respostas rápidas, transparência, ética e flexibilidade em busca da excelência no atendimento, construindo uma relação duradoura de confiança e parceria;
Motivando os funcionários a preservar o meio ambiente, evitando desperdícios e práticas poluentes;
Objetivar todos os profissionais a serem compreensivos aos nossos clientes e consumidores, antecipando e conhecendo mais fundo suas necessidades e desejos;
Envolver todos os colaboradores nos projetos da empresa, para suprir todas as necessidades dos clientes.
EDIVAN - 2.1.7 Exigências legais para o funcionamento da empresa.
CONTRATO SOCIAL
O Contrato entre os sócios é o instrumento que regerá a empresa, mostrando as responsabilidades, direitos e deveres de seus membros e de terceiros. Algumas cláusulas são obrigatórias, outras facultativas. O Contrato Social também faz referência aos dados cadastrais da empresa e das pessoas que compõem a sociedade, bem como as atividades que serão desenvolvidas pela mesma. Um contrato de Sociedade Empresária Limitada deverá ser registrado na Junta Comercial do Estado. Por sua vez, o contrato de Sociedade Simples Limitada é registrado no Cartório de Pessoas Jurídicas. Já o Requerimento de Empresário é o documento que substitui o contrato social para o tipo de empresa Empresário e, o seu registro, também é realizado na Junta Comercial.
CADASTRO NACIONAL DE PESSOAL JURIDICA (CNPJ)
O CNPJ é um cadastro expedido pela Receita Federal. Toda Pessoa Jurídica (empresa) é obrigada a inscrever-se. Sem o CNPJ, a empresa está impedida de abrir conta bancária, realizar compras de fornecedores, emitir nota fiscal, participar de licitações, obter alvará e os demais registros.
INSCRIÇÃO MUNICIPAL E ESTADUAL.
A Inscrição Estadual é expedida na Secretaria Estadual da Fazenda e é obrigatória para empresas de comércio, indústrias e serviços de telefonia, distribuição de energia elétrica, transportes interestaduais e intermunicipais. Para a obtenção da inscrição estadual no CGC/TE (Cadastro Geral de Contribuintes do Tesouro do Estado), a empresa deverá solicitar a sua inscrição via internet. Para isso, é necessário ter um contador, e este deve estar pré-autorizado (ter senha de acesso) na Secretaria Estadual da Fazenda, pois é ele quem fará a solicitação de inscrição.
REGISTRO EM SINDICATO
A legislação sindical em vigor no País estabelece a necessidade de coordenação, proteção e representação legal de categorias econômicas ou atividades exercidas pelas empresas. Cada atividade empresarial possui a sua representação sindical. Identificando a atividade principal da empresa, se identifica o sindicato correspondente a ela. Para esta entidade é recolhido anualmente, o imposto sindical patronal. Não esqueça que o trabalho do sindicato é proteger a sua empresa e garantir um bom futuro para os seus negócios. Busque o seu sindicato antes mesmo de registrar a empresa, para verificar informações quanto a exigências e taxas.
LICENÇA DE FUNCIONAMNETO (ALVARÁ)
O primeiro passa para atingir as exigências legais para funcionamento de uma empresa que trabalha com alimentos localizados no município de São Paulo é conseguir uma licença de funcionamento. A licença de funcionamento é um documento expedido pela Prefeitura de São Paulo para todos que pretendem utilizar um imóvel de forma não residencial.
A licença de funcionamento deve ser solicitada à subprefeitura de sua região e exige os seguintes documentos:
- CNPJ
- RG e CPF do responsável pela empresa
- Notificação de IPTU
- Auto de Conclusão (Habite-se) do condomínio, em caso de conjunto comercial.Após conseguir a licença de funcionamento o próximo passo é o requerimento do Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS).É importante lembrar que muitas empresas já estão exigindo o CMVS de seus distribuidores, sendo esse fator indispensável na escolha da empresa fornecedora processo de obtenção do CMVS exige uma vistoria sanitária, quando será solicitado o certificado do Curso de Boas Praticas Operacionais e realizada a inspeção do local.
EDIVAN - 2.1.8 Principais insumos – citar os principais produtos e matérias-primas adquiridos de fornecedores.
A Quallity Alimentos, atuando no ramo de refeições coletivas procura se diferenciar pelo atendimento, maleabilidade com seus clientes e pela qualidade dos insumos, utilizados na preparação das refeições. Visando a qualidade de nossos fornecedores e principalmente atender a rigorosa supervisão dos padrões de qualidade da Vigilância Sanitária. Segue abaixo planilha de insumos e principais fornecedores:
Gramatura dos principais ingredientes utilizados no preparo das refeições.
Tabela Insumo05/2014
Verduras e hotaliças Carnes Aves Pescados Cereais e derivados
Agrião Bisteca Coxa /Sobre coxa Atum
Aipo Copa Lombo Steak Bacalhau Arroz
Alface Coxão Mole Filé de peito Cação Milho
Alfavaca File Mignon Pescada Feijão
Alho Fígado de Bovino
Camarão
Almeirão Rosbife Salmão
Batata, baroa Cupim Lambari
Batata, doce Filet Mignon
Porquinho
Batata, inglesa Contrafilé
Pescadinha
Berinjela Alcatra Miolo
Pintado
Beterraba Salmo
Brócolis Sardinha
Caruru
Catalonha
Cebola
Cebolinha
2.2.1 - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E FUNÇOES FINANCEIRAS OBSERVADAS NA EMPRESA.
ORGANOGRAMA FINANCEIRO
Diretor Geral: Organizar, planejar e controlar as atividades financeiras, fixando políticas de ação e acompanhando seu desenvolvimento, visando à realização dos lucros almejados, assegurando o cumprimento da legislação vigente, objetivos e metas estabelecidas.
Diretor Operacional: Estabelecer diretrizes e estratégias nas operações a fim de manter o bom funcionamento nas Unidades de negócios, garantindo a viabilidade técnica e econômica das mesmas.
Controller Operacional: Analisar e controlar os resultados e orçamentos operacionais das unidades, através de relatórios e estatísticas, visando subsidiar a diretoria com informações para tomada de decisão.
Gerente Financeiro: Supervisionar e responder pelos trabalhos administrativos financeiros e fiscais, controlando as operações e transações bancárias, bem como utilizar-se de normas da empresa e legislação existente, visando garantir os resultados da gestão administrativa da empresa.
Analista Financeiro: Assessorar as Contas a Pagar na conferência de documentos, apuração de pagamentos, lançamentos em sistema e negociações com as instituições financeiras.
Assistente de Faturamento: Garantir o recebimento das receitas através da emissão de notas fiscais e cobranças bancárias.
Assistente Administrativo: Assessorar nas rotinas do departamento Financeiro.
Auxiliar Administrativo: Auxiliar nos serviços administrativos, fazendo lançamento de notas fiscais e outros documentos a serem pagos.
ALESSANDRA - 2.2.2 Descrição de como ocorre à interação da administração financeira com as seguintes áreas de conhecimento encontradas na empresa:
a) Aspectos ligados a Economia:
A economia define o cenário em que a empresa está operando e assim disponibiliza informações que podem ser usadas como ferramentas na tomada de decisão financeira, outro fator importante da economia considerado pela empresa são as informações quanto a situação financeira nacional e mundial, haja vista que vivemos na globalização onde a economia de um pais pode afetar a de outro país.
No cenário da economia nacional a empresa fica atenta a informações como: PIB (produto interno bruto) crescimento de um ano para o outro, inflação, alíquotas de imposto (pois para manter a economia girando o governo aumenta ou diminui dependendo da necessidade do momento, o que influência diretamente na empresa), taxa de desemprego, taxa básica de juros do banco central (SELIC), salário mínimo nacional, força de trabalho dentre muitos outros índices e dados.
Um exemplo de como a economia afetou de maneira negativa a empresa Quallity, foi na crise de 2008 que se iniciou nos Estados Unidos que causou um desequilíbrio na economia de muitos países e no Brasil não foi diferente afetou muitas empresas inclusive a Quallity, que presta serviço de refeições coletivas muitas empresas multinacionais que foram diretamente afetadas com a crise tiveram que fazer um grande “corte” de empregados o que conseqüentemente diminuiu a compra de refeições coletivas e outras até mesmo como estratégia de diminuír gastos cancelaram contratos com a Quallity o que afetou diretamente suas finanças e a levou a fazer um grande “corte” de seus empregados.
b) Aspectos ligados a Contabilidade:
A adminitração financeira e a contabilidade são intimamente relacionadas, tanto que que muitos acreditam que elas tema mesma função, mas elas se diferem no sentido que a função da contabilidade é registrar, organizar, demonstrar, analizar e acompanhar as operações passadas, presentes e futuras sobre o patrimonio da empresa ou seja apurar sua situação financeira, bem como atender às exigências legais e tributárias, em virtude da atividade economica ou social que a empresa atua, que no caso da Quallity é a prestação de serviço de refeições coletivas (instala restaurantes de acordo com as condições do ambiente do seu cliente, adequando à população a ser atendida). Outra função importante que não só o contador da Quallity fica atento são as alterações nas normas brasileiras e também nas normas internacionais de contabilidade.
O administrador financeiro da Quallity recebe as informações contábeis do contador que vem em forma de relatórios que são feitos de acordo com o resultado do Balanço patrimonial e do Fluxo de caixa da empresa, com esses dados o administrador financeiro analisa a quantia real disponível para a tomada de decisão para financiamento (ele não empresta mais do que a capacidade que a empresa tem para pagar, verificando se é um financiamento confiável e viável procurando sempre as melhores taxas e formas de pagamento), tomada de decisão de investimentos (o administrador decide o destino dos recursos financeiros, é nesse momento que se decide como, quanto e quando investir, se é um bem ou um direito que se vale a pena adquirir, ele esta sempre buscando evitar gastos desnecessários e desperdícios, e principalmente em quanto tempo esse investimento trará de lucro para a empresa). Enfim com os dados obtidos através da contabilidade o administrador busca cumprir seu objetivo de maximização dos lucros para os proprietários da empresa.
A administração financeira está totalmente ligada à Economia e Contabilidade
ALESSANDRA - 2.2.3 Avaliação da empresa/organização quanto à sua eficácia, em relação ao planejamento de caixa.
Com a grande concorrencia no mercado atual,o setor financeiro da empresa tem cada vez mais a necessidade de avaliar a melhor alternativa de custos e investimentos, acompanhando seus resultados de perto para verificar seu desempenho, e proceder as correçóes necessarias e assim alcançar os objetivos almejados e para isso ela tem um profissional um Diretor de controladoria que desempenha a função de um Administrador Financeiro e acompanha com atenção essa área tão fragil pois descuidar desse aspecto pode levar a empresa a grandes prejuizos, o diretor de controladora fica atento e se envolve com as mudanças que ocorrem, constantemente, na área das finanças, procura a melhor decisão que lhe dará maior contribuição para a lucratividade da empresa.
Um dos instrumentos utilizado por ele para se aumentar seu caixa é o fluxo de caixa que o possibilita ter conhecimento do grau de independência financeira da empresa que leva em consideraçao seu potencial para geração de recursos futuros para saldar seus compromissos, mostra também a capacidade de financiamento de seu capital de giro ou se ela esta dependendo de recursos de terceiros para sobreviver.
Outro instrumento que ele utiliza é o fluxo projetado uma ferramenta que o possibilita controlar o ativo da empresa, mostrando qual é a riqueza dela e o que gera o lucro o que conseqüentemente aumenta seu caixa. Ele também avalia as limitações de caixa que não é característica exclusiva só de empresas que convivem com prejuízo.
A empresa esta na constante busca de recebimentos que superem suas dividas e assim continuar a ter lucros sempre buscando um volume adequado de caixa para a empresa, e ter o mínimo possível de riscos.
Os instrumentos utilizado pela empresa são bem eficiente pois esta permitindo ao administrador planejar,organizar,coordenar ,dirigir e controlar e atraves desses fatores está atingindo seu objetivo que é prover a empresa de caixa suficiente de modo que a honrar com seus compromissos seus deveres e obrigações e promover a maximizaçao da empresa.
EDIVAN - 2.2.4 Administração do Crédito:
...