Alfabetização – Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente
Artigo: Alfabetização – Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MaGnidarchiche • 6/11/2013 • Artigo • 312 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
Alfabetização – Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.
Letramento -conjunto mais amplo do conhecimento que permite participar do universo letrado ( FARACO, 2006, p.24)
Escrever é uma forma diferente de falar, o aprendizado da escrita com vivências e conhecimento diversos sobreo aprendizado na educação infantil. A Escrita e a Leitura estão ligadas, um depende do outro, porém sua forma de uso é separada.
A Aprendizagemé um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.
A leitura,é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para a civilização, atendendo múltiplas finalidades.
Os códigosA aprendizagem da leitura não é apenas a aquisição de códigos gráficos, mas a capacidade de elaborar e utilizar a linguagem escrita. A leitura envolve raciocínio, interpretação e compreensão ativa do leitor, aspectos que superam a mera decifração mecânica grafema-fonema. Envolve também aspectos cognitivos, lingüísticos, perceptivos que interagem; é uma tarefa de estratégica que exige atenção e seleção. Tem como pré-requisito o desenvolvimento da consciência fonológica, o desenvolvimento de representações lexicais, uma memória semântica rica (bom número de significados), memória operativa. (manter ativo na memória alguns elementos com significado) e esquemas de conhecimento (conhecimentos prévios).
Uma das primeiras tarefas da leitura são os processos de percepção visual, o direcionar dos olhos para diferentes pontos do texto. Diferentemente da impressão de que os olhos percebem as palavras de forma linear, contínua, e uniforme através das linhas do texto, os olhos do leitor avançam em pequenos sal
...