Alfabetização E Letramento
Monografias: Alfabetização E Letramento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquelinevillas • 18/3/2015 • 1.587 Palavras (7 Páginas) • 358 Visualizações
ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA.
PROBLEMA: O Processo de alfabetização no Brasil e seus desafios.
TESE: Um número expressivo de estudantes brasileiros não aprende a ler na escola brasileira;
A escola reproduz desigualdade social.
OBJETIVO: O desafio de fazer com que as crianças tenham assegurados o seu direito de ler e escrever, e, assim para participar do mundo da escrita.
IDEIAS CENTRAIS: No Brasil quase um terço da população possui baixos níveis de letramento. Entre jovens e adultos considerando-se aqueles que têm, mas de 15 anos.
-Mais da metade das crianças de 4ªserie manifestam tantas dificuldades que não podem ser consideradas alfabetizadas funcionalmente.
-De acordo com os resultados dos dados do Pisa, a proficiência em leitura de estudantes Brasileiros estudantes de 15 anos é significantemente inferior á de todos os outros países participantes da avaliação.
-Uma comparação feita por pesquisadores entre os resultados no Saeb de alunos da 4ª a 8ªseries do ensino fundamental e do 3ºano do ensino médio é também desalentadora.
-Um número expressivos de estudantes não aprende a ler na escola brasileira. Essa escola produz um grande contingente de analfabetos e analfabetos funcionais.
-O problema do analfabetismo na escola, ou fora dela é parte de um problema maior de natureza política. È o problema de desigualdade social, da injustiça social, da exclusão social.
-Alfabetizar não se reduziria ao domínio das primeiras letras. Envolveria também saber utilizar a língua escrita nas situações em que está é necessária, lendo e produzindo textos. È para essa nova dimensão da entrada que se cunhou uma nova palavra letramento. Ela serve para designar o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades, necessária para usar a língua em suas práticas sociais.
-Assim as dificuldades que hoje enfrentamos na alfabetização são gravadas tanto pelo passado, quanto pelo presente.
O QUE É SER ALFABETIZADO E LETRADO
Problema: A alfabetização como processo específico e indispensável da apropriação do sistema da escrita. Letramento processo de inserção da cultura da escrita.
Desafios de professores conciliar esses dois processos de modo a assegurar os alunos a apropriação do sistema alfabeto/ortográfico e a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.
Tese: A ação pedagógica e produtiva é que contempla, de maneira articulada e simultânea a alfabetização e o letramento.
Como é viável contemplar alfabetização e letramento de maneira articulada no processo pedagógico.
Objetivo: A implementação de propostos que requer por um lado a apropriação pelos docentes dos conhecimentos teóricos metodológicos envolvidos e por outro lado, a presença nas escolas de material impresso e suficiente para o uso dos alunos.
Convencer os professores a incluir em sua pauta de lutas, mais esses dois objetivos.
Ideias centrais: A apropriação da escrita é um processo complexo e multifacetado que envolve tanto o domínio do sistema alfabético/ortográfico quanto a compreensão de uso efetivo e autônomo da língua escrita em práticas sócias diversificadas.
-De inicio pode definir alfabetização como processo específico e indispensável de apropriação do sistema da escrita.
-Já letramento pode ser definido como processo de inserção e participação na cultura escrita.
-O termo letramento foi criado, portanto quando se passou a entender que nas sociedades contemporâneas é insuficiente o mero aprendizado das “primeiras letras” e que se integrar socialmente hoje envolve também saber utilizar a língua escrita nas situações em que está e necessário “lendo e produzindo textos”.
-O surgimento do conceito letramento, bem como a difusão e o emprego desse termo tem suscitado polêmicas e equívocos (por exagero ou por simplificação), que é bom tentar esclarecer.
-Pode-se dizer que a fonte desses equívocos polêmicos é a não compreensão de que esses dois processos são complementares e não alternativos.
-A ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.
-Reflexão de como integrar alfabetização e letramento em sala de aula vai se organizar em torno de quatro componentes: 1) a compreensão e valorização da cultura escrita; 2) a apropriação do sistema da escrita; 3)a leitura; e , 4)a produção de textos escritos.
-Considerando que a possibilidade de integração social hoje requer do cidadão, muito mais que mero conhecimento das “primeiras letras”.
ORGANIZANDO AS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: PROCESSOS E MÉTODOS.
Problema: mudanças nas decisões, tomadas de decisões conscientes, mudanças metodológica da alfabetização com base para se pensar em uma organização do trabalho nessa área.
A necessidade da preparação da escola e da sala de aula para alfabetização.
Tese: é necessário mudanças metodológicas da alfabetização, implantação de um ambiente alfabetizador, atual estado da discussão sobre a metodologia da alfabetização, estimular uma reflexão em direção ao equilíbrio, a integração e a articulação de propostos metodológicos.
A necessidade de preparação efetiva de escola e de sala de aula para alfabetização.
Objetivo: a necessidade de novos métodos para a alfabetização, a conscientização a mudanças.
Ideias centrais: mudanças conceituais ocorridas no campo da alfabetização trazem como consequência, mudanças nas decisões metodológicas.
-Historicamente a discussão sobre a alfabetização escolar no brasil se centram na eficácia de processos e métodos.
-O primeiro método aplicado ao ensino da íngua escrita pertence a uma vertente que valoriza o processo de síntese nela se incluem aos métodos de soletração fônico e silábico.
-Processo de analise e a compreensão de sentidos propondo uma progressão diferenciada de unidades mais amplas (palavra, frase, texto) a unidade
...