Analise Glanulometrica Método Direto a Seco
Por: Ana Beatriz Santos • 26/1/2023 • Relatório de pesquisa • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 71 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
INSTITUTO FEDERAL[pic 3]
Minas Gerais
Campus Congonhas
Curso Técnico Integrado em Mineração
Ana Beatriz Santos Pimenta
Camila Vitória Martins Silva Pinto
Jasmim Gomes dos Reis
João Guilherme Monteiro do Carmo Viera
Marcella Carvalho Miranda
Pitter Alves Figueiredo de Barros
Taciane Vieira Resende
TRATAMENTO MECÂNICO DOS MINERAIS I
nov/2022
INSTITUTO FEDERAL[pic 4]
Minas Gerais
Campus Congonhas
Curso Técnico Integrado em Mineração
Ana Beatriz Santos Pimenta
Camila Vitória Martins Silva Pinto
Jasmim Gomes dos Reis
João Guilherme Monteiro do Carmo Viera
Marcella Carvalho Miranda
Pitter Alves Figueiredo de Barros
Taciane Vieira Resende
ANÁLISE GRANULOMETRICA MÉTODO DIRETO À SECO
nov/2022
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivos 4
3. Materiais e Métodos 5
3.1. Materiais 5
3.2. Metodologia 6
4. Conclusão 11
5. Referências 11
Índice de Tabelas e Figuras
Figura 1 - Materiais utilizados 5
Figura 2 - agitador de peneira 5
Introdução
A análise granulométrica de partículas sólidas abrange a definição do tamanho das mesmas, além da periodicidade com que aparecem em uma classe ou faixa de tamanho. É uma importante ferramenta nos estudos de caracterização tecnológica de minérios, no controle de qualidade de um produto para comercialização e na seleção de equipamentos. Em processos de tratamento de minérios, é primordial para a definição da eficiência das etapas de cominuição (britagem e moagem) e de classificação (LIMA; LUZ, 2000; NOGUEIRA et al., 2015). Segundo Luz e Carvalho (2005, p.58), “o peneiramento é o processo de separação de um material granular não coeso em duas ou mais diferentes classes de tamanho de partículas, mediante uma ou mais superfícies vazadas com aberturas de dimensões definidas”. O processo poderá ser realizado a seco (fácil operação), a úmido (processo mais lento com utilização de água) ou combinado (mistura do seco e úmido) através dos peneiradores vibratórios, por equipamentos de bancada peneiramento manual (SAMPAIO; SILVA, 2007)
Portanto, o objetivo do trabalho foi analisar os métodos de peneiramento para o minério fino, realizando testes de peneiramento a seco, verificando pesos e retidos e a capacidades das peneiras.
Objetivo
- 2.1 Objetivo geral
- O presente trabalho busca, de uma forma geral,o entendimento de análises granulometricas,um importante método do Tratamento de Minérios.
- 2.2 Objetivos específicos
O Objetivo da análise granulométrica é dividir essas partículas em grupos pelas suas dimensões (frações de solo) e determinar suas proporções relativas ao peso total da amostra. A análise granulométrica é o ensaio básico de laboratório, necessário à identificação de um solo, pelos sistemas de classificação adotados na Engenharia de solos.
Materiais e Métodos
Materiais
- Materiais utilizados na prática: peneiras da série Tyler, pincel, trolha, tabuleiros, régua, lona, canga laterítica, balança analítica, agitador de perneiras (Figura 1)
Figura 1 - Materiais utilizados
[pic 5]
Fonte: autoria própria
Figura 2 - agitador de peneira
[pic 6]
Fonte: autoria própria
Metodologia
Para atingir os objetivos propostos e testar as hipóteses experimentais formuladas, realizou-se uma fase com experimentos e outra fase de cálculos matemáticos. A fase com experimentos foi usada trolha, canga laterítica, balança analítica, agitador de peneiras, lona, régua, peneiras da série Tyler, pincel, tabuleiros e com as informações desta, foi possível avançar para fase de cálculos, que foi feita com base nas informações da fase de experimentos com o auxílio de uma calculadora.
Deve-se compreender, inicialmente, que ao ser iniciada a aula sobre Análise Granulométrica Direto a seco, o material utilizado durante o processo foi a canga laterítica, o material foi pesado na balança analítica e contatado com o peso de 431.53 gramas (Figura 2 ) , logo depois o material foi despejado em uma lona para ser homogeneizado (Figura 4), após esse processo a canga laterítica foi dividida em quatro partes (Figura 5) sendo duas partes reservas e as outras duas são a parte útil denominada de “alíquota”, a mesma foi quarteada até se aproximar de 100 g, e todas as partes foram pesadas individualmente e peneiradas consecutivas (65, 100, 150, 200, 270 e 325) por fim foram realizados os cálculos necessários.
...