ANÁLISE DOS EFEITOS DIRETOS DAS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES
Dissertações: ANÁLISE DOS EFEITOS DIRETOS DAS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenacmn • 27/9/2014 • 201 Palavras (1 Páginas) • 341 Visualizações
ANÁLISE DOS EFEITOS DIRETOS DAS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES
Com a valorização da moeda doméstica frente à moeda internacional (dólar), os preços dos nossos produtos exportáveis ficam mais caros do que os de outros países que exportam os mesmos produtos. Isto quer dizer que um comprador internacional precisará de mais dólares para comprar a mesma quantidade de produtos exportáveis que adquiria antes da valorização. Como consequência, isso apresentará uma queda nas exportações. Entretanto, com a moeda doméstica mais valorizada, os cidadãos terão maior poder de compra para consumir produtos estrangeiros, estimulando as importações.
A consequência sobre o nível de preços é que os produtos importados irão competir com os produtos nacionais, aumentando a pressão por preços mais baixos para o consumidor. Mas não só em relação ao consumo a valorização cambial influencia. Com uma moeda mais forte, indústrias poderão adquirir máquinas e equipamentos, o que pode, futuramente, aumentar a produtividade e, assim, ofertar produtos à preços mais competitivos, aumentando a pressão por preços mais baixos para o consumidor. Com o quadro invertido teremos a desvalorização da moeda doméstica, ficando atrativa para os outros países a exportação de produtos a preço baixo, e dificultando a importação pelo aumento da moeda internacional sobre a moeda nacional.
...