Análise do Documentário: "Alta ansiedade a Matemática do Caos"
Por: Thais Machado • 25/11/2021 • Dissertação • 558 Palavras (3 Páginas) • 879 Visualizações
Tempo de incertezas
O documentário em questão desenvolve muitos acontecimentos e fatos para narrar e demostrar o quão suscetível nossa vida é. Desde sempre o homem tem essa falsa sensação de controle, como nos primórdios havia a relação de sermos seres superiores aos outros levando a crer que a caça sempre seria ao nosso ponto de ver. Já no mundo contemporâneo vemos que o otimismo de previsão do futuro já é comum, e o mais singelo desses seria a própria previsão do tempo em determinado dia em determinado local. No entanto essa impressão de ordem e rotina é instável. A partir disso possamos perceber que nossas ações, interações e consequências são complexas, como a teoria do caos e o efeito borboleta se aplicam realmente no cotidiano, tal como uma simples pedra no caminho errado pode revolucionar completamente o que chamamos de destino.
No documentário é citada a maior curva ou quebra dessa percepção, o famoso projétil com a inclinação e aerodinâmica necessária para mudar completamente a realidade de diversas nações. A certeza de todos de estarem no dia 25 de dezembro em suas casas e na companhia de suas respectivas famílias foi reescrita para um campo de guerra e trincheiras com mortes incontáveis ao redor. Além das crises econômicas e a fome ter tornado rotineiro ouvi enfim o fim da guerra, porém a mesma acarretou na segunda guerra com mais mortes, se não chacinas, incluindo a repressão cultural.
O mais recente filme da Netflix, " Tick, Tick... Boom!," também é retratado esse aspecto de não poder contar com essa falsa intuição do seu futuro, quando sua vida se torna tudo aquilo que o protagonista sonhou, porém não da maneira esperada. Isso ressalta ainda mais a frase "A vida não é um sistema linear matemático". Outro filme de sucesso, "A procura da felicidade", mostra a vida de Chris Gardner , pai de um criança que passa sérias dificuldades, a ponto de um banheiro metroviário se tornar um abrigo a eles, todavia ele consegue um emprego fixo que trará melhores condições a sua família.
Por fim, tratando de todos os argumentos anteriormente citados, podemos concluir que a presente, a realidade, se encontra totalmente dependente de cada a ação que tomamos. Uma vez que o medidor de frequência cardíaca representa a vida, formado por altos e baixos, como já dizia a musica da banda Bon Jovi :"A vida é uma montanha russa, os altos e baixos farão você gritar às vezes." E assim sempre será nessa grande massa sustentada pela gravidade que chamamos de lar.
...