Artigo Sobre as Flexões de Verbos
Por: Matheus Guerreiro • 8/11/2022 • Resenha • 10.562 Palavras (43 Páginas) • 75 Visualizações
Sumário
1. Introdução 2
2. Referencial Teórico 4
2.1 História da Comunicação 4
2.2 Jornalismo 6
2.3 Novo Jornalismo 8
2.3.1 Livro-reportagem 10
2.4 Cultura das mídias 12
2.4.1 Identidade Cultural 18
2.5 Homossexualidade 20
2.5.1 Homossexualismo ou Homossexualidade? 20
2.5.2 Aceitação e a construção da nova família 21
2.5.3 Homossexualidade X Religião 22
2.5.4 Cidadão Homossexual 23
2.5.5 Mídia e homossexualidade 24
2.5.6 Manual de comunicação LGBT 26
3. Descrição do produto 27
Referências Bibliográficas 30
1. INTRODUÇÃO
(ESCREVA NO TERCEIRO ENTER APÓS O TÍTULO)
Se dedicarmos um tempo para assistir qualquer produção, de reportagens, novelas e programas de televisão que envolva o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), vemos que a maioria dessas produções parte de da uma contextualização enviesada, ou seja, quando tentam representar os homossexuais somente na profissão de cabeleireiro, alegres, exóticos e promíscuos. É comum vermos os homossexuais serem representados dessa forma, por isso consideramos que a representatividade das mídias para com os homossexuais é enviesada.[a]
O recorte da realidade é distorcido estereotipando, o que faz com que os valores heterossexuais sejam tidos como absolutos a serem seguidos pelos indivíduos, ou como costumamos denominar a manutenção da heteronormatividade da sociedade[b].
Este trabalho surge da necessidade de transformar [c]as abordagens que as mídias usam para com os homossexuais. Com a atual representação dos homossexuais a mídia cria um universo paralelo no qual só os homossexuais vivem, quando na verdade eles vivem inseridos em nossa sociedade por mais marginalizados sejam. [d]A maioria trabalha, estuda ou estudou, possui família, amigos, tem momentos tristes e alegres, ou seja, apresentam características que vão além daquelas retratadas pela mídia.
Foi a partir dessa premissa que surgiu a ideia de se pesquisar a homossexualidade no Brasil, com um recorte específico, na cidade de Rio Verde - GO. A escolha do livro-reportagem como produto jornalístico desta pesquisa foi quase instantânea[e], devido à necessidade de aprofundamento do tema, da sensibilidade requerida para as abordagens e entrevistas, do tratamento humanístico pretendido em relação às fontes e a liberdade da escrita.
O livro-reportagem é um produto no qual o escritor não tem um limite de páginas delimitado, o que o torna viável em assuntos que se tem muito a falar. O escritor também tem a sua disposição todos os recursos da literatura, transformando uma reportagem que ficaria extremamente chata e maçante em uma leitura mais contextualizada.
A desconstrução de alguns rótulos que os homossexuais carregam há tempos só deixará de existir através do entendimento sobre esses indivíduos. E essa pesquisa ajudará através de dados e histórias no entendimento destes estereótipos.
Fazer um livro-reportagem que tenha personagens locais deixa a realidade mais próxima das pessoas. A cidade de Rio Verde foi escolhida por ser um local onde o pesquisador conhece os problemas e os possíveis personagens.
O principal deste projeto é a produção de um livro-reportagem que retrate a homossexualidade de forma realista[f], mostrando o dia a dia de todos os personagens além das histórias de superação e luta para com a sociedade no ato de se assumirem homossexuais. Usar personagens regionais faz com que aproximamos mais o problema desta pesquisa do leitor, causando um impacto maior[g].
Através de entrevistas e pesquisas documentais comprar a falta de representatividade dos homossexuais do sudoeste goiano, nas mídias regional e nacional. Criando um questionamento por que sempre há uma representatividade enviesada[h] da mídia com essa sociedade.
O presente projeto irá trabalhar com dois métodos. O método monográfico servirá na busca por novos conceitos ligados a homossexualidade e para investigar a fundo a representatividade dos homossexuais da cidade de Rio Verde – GO, através das entrevistas com os personagens e profissionais que estejam relacionados com o tema: psicólogos, antropólogos, historiadores e assistentes sociais[i].
Já o método etnográfico [j]é empregado devido a ser um estudo sobre uma parcela da sociedade, os homossexuais e porque o autor pertence a esta sociedade, conhecendo os meios adequados para abordagem destas pessoas sem a atual agressão que as mídias os tratam. Além disso, esse método é utilizado para coletar dados sobre os hábitos, as crenças, as práticas e o comportamento diante ao coletivo.
Através da técnica pesquisa de campo conheceremos a realidade vivida por eles e o relacionamento deles com a sociedade. Essa técnica irá atingir o método etnográfico.
Já para atingir o método monográfico, usaremos pesquisa bibliográfica outra técnica de pesquisa, utilizada para conhecer a realidade sociocultural, econômica, histórica e educacional dos homossexuais. Dados fornecidos pelas fontes oficiais visam a comprovar as falas dos personagens. Eles serão e acompanhados durante seu dia a dia para se conhecer sua rotina pessoal e profissional.
2. REFERENCIAL TEÓRICO[k]
Este projeto tem como produto um livro-reportagem sobre a representatividade da homossexualidade da cidade de Rio Verde - GO. Para realização de tal projeto precisa-se construir um conhecimento científico sobre o produto livro-reportagem e também sobre o tema que será abordado a homossexualidade[l].
...