Artigo de Opinião sobre a mídia e a religião
Por: nomedeusuario12 • 18/11/2015 • Artigo • 381 Palavras (2 Páginas) • 1.035 Visualizações
Título:
Ellen Martins
“A guerra Fria do mundo Midiático e do mundo Religioso que leva tanto um quanto o outro a autopromoção, estabelecendo conceitos e regras que regem a sociedade”.
Tanto a mídia quanto a religião, contêm um poder arrebatador imensurável, de um lado, a mídia com seu poder formador de concepção, do outro, a religião com o seu poder idealizador. Quando discordam entre si, dão inicio a uma “Guerra Fria”, o mundo se divide em dois pólos, Midiático e Religioso.
Durante a semana, vemos todos os dias, nas principais emissoras, em suas novelas, filmes e propagandas publicitárias, cenas do que teoricamente “fazem parte de nosso cotidiano”. No entanto, todas elas somente são frutos da imaginação, um mundo fictício desenvolvido na mente de um autor. Mundo o qual ganha vida, não a partir do momento que ele é retratado em forma de novelas ou talvez em forma de filmes, mas sim, com o envolvimento ficção/telespectador.
Aos domingos, “Deus está voltando”, “caminhamos ao dia do Juízo Final” e a mídia torna-se abominação, pois quando se coloca a favor da homossexualidade, “compactua com a Besta”.
O mundo Midiático é um “Ocidente Capitalista” e a sua autopromoção se dá a partir da aceitação dos que se dispõe de capital, buscando sempre o que a convém, ou seja, o lucro e para sua conquista faz uso de artifícios como a alienomanipulação. Usam frases curtas, fáceis e simples, “jingles” repetitivos que simplesmente “colam”, nas nossas cabeças, promovendo então a aceitação e a concepção de normalidade, diante daquilo que é apresentado como tal.
Já o mundo Religioso é um “Oriente Socialista” e a sua autopromoção se dá a partir do arrebatamento do “mais frágil” e da idealização de um mundo perfeito e “igual para todos”. Por meio de textos considerados sagrados e verdades incontestáveis, ela é capaz de fixar ideias e conceitos do que é certo e errado, disseminando ideias e possibilidades limitadas.
Durante a Guerra Fria as duas maiores potências mundiais na época, buscavam mostrar para as demais nações quais das duas eram a melhor e por consequência, foi um dos períodos em que a tecnologia mais se desenvolveu, o mesmo deve acontecer entre a mídia e religião, por isso tal comparação. É a partir dessa “Guerra Fria”, disputa por “seguidores” que o mundo Midiático e Religioso se promove na sociedade contemporânea.
...