As Tendências Contemporâneas
Por: gabrielagiron • 1/4/2017 • Seminário • 821 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
Contexto Histórico
Alguns anos antes de explodir o segundo conflito mundial, novos caminhos começaram a ser trilhados pelos escritores. A nova ordem mundial serve de plano de fundo para uma nova realidade literária, que engloba várias tendências, denominadas tendências contemporâneas.
Características Gerais
Desenvolvendo-se principalmente no romance, essa corrente produziu uma literatura muito mais voltada para o social, para a realidade exterior, do que para a análise psicológica, introspectiva, que até então dominava a prosa portuguesa. Movimento de pós-Guerra, marcado pela preocupação de elementos econômico-sociais, é natural que o realismo socialista seja a sua temática essencial. A literatura deixa de ser subjetiva para ser objetiva, na linha do materialismo dialético.
Intimista: Há a necessidade de se expressar o que é íntimo. Seus sentimentos, seus anseios, suas aflições, suas vontades e sua alma são próprias e nada nos torna mais humanos do que estas particularidades. Assim, não nos tornamos padronizados e a arte pode tratar disto sem pudor algum demonstrando com fidelidade a alma humana.
Urbana: A preocupação com o mundo urbano tornou-se objetivo desta literatura. Os problemas sociais, políticos, econômicos, etc., são comuns nas narrativas e poemas atuais. A preocupação com o puramente regional cede espaço para os temas que são comuns nas cidades: violência, drogas, pobreza, exclusão, solidão, entre outros.
Política: O Modernismo apontou o caminho das pedras numa literatura participativa (engajada) e crítica. Esta hoje é ainda mais crítica e com uma participação sócio-política ainda mais atuante e profunda.
Esotérica e de auto-ajuda: Com a individualidade, vem a solidão. Da solidão vem o vazio. Se o vazio e a sensação de inutilidade se fizerem parceiras a religião pode ser o caminho. Porém se as religiões seculares não forem suficientes, há espaço para alternativas como o esoterismo. E, para aqueles que ainda não se satisfazem por estarem deprimidos e frustrados, há os manuais para a vida, os livros de auto-ajuda, ultimamente, são best-sellers em livrarias.
Ficção fantástica: Para fugir da realidade, a literatura fantástica toma espaço não mais só entre o público infanto-juvenil, mas entre adultos. Mundos paralelos, seres mitológicos, seres fantásticos e pessoas com poderes maravilhosos são elementos que compõem estas obras. A necessidade do sonho em meio à dura realidade que nos envolve é bem evidente. Contos de fadas para adultos tornaram-se necessários.
Gêneros Literários
Poesia
A herança das vanguardas é claramente manifestada em atividades como a rejeição do conceito de rimas, em substituir o desaparecimento da métrica tradicional, em relação ao ritmo interior. E o poeta contemporâneo presta atenção à grafia, de modo que o sentido da visão se torna importante.
Prosa
A literatura contemporânea utiliza vários recursos expressivos a fim de refletir a condição de isolamento e anonimato do homem moderno, por isso, dá muito destaque a prosa para se concentrar em sua própria realidade.
Teatro
No teatro contemporâneo perdem espaço de destaque, o tempo e até mesmo o argumento, para favorecer o conjunto da obra em si. E no teatro, o homem moderno procura refletir a angústia e o desespero do homem, de duas maneiras: o teatro da crueldade, que busca conscientizar o espectador da violência que domina as forças naturais e seu próprio interior. E o teatro total, que leva a encenação ao centro do palco com recursos incomuns.
José Saramago foi premiado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prêmio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles
José Saramago foi conhecido por utilizar um estilo oral, semelhante aos contos de tradição oral populares em que a vivacidade da comunicação é mais importante do que a correção ortográfica de uma linguagem escrita. Todas as características de uma linguagem oral, predominantemente usada na oratória, na dialética, na retórica e que servem sobremaneira o seu estilo interventivo e persuasivo estão presentes. Assim, utiliza frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional; os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros. Este tipo de marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto de o leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Estas características tornam o estilo de Saramago único na literatura contemporânea, sendo considerado por muitos críticos um mestre no tratamento da língua portuguesa.
...