Atps Didatica E Pratica De Ensino
Artigos Científicos: Atps Didatica E Pratica De Ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: retrabalho • 11/5/2014 • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 484 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA: DIDÁTICA E PRATICAS DE ENSINO
NOME: ELAINE APARECIDA DE SOUZA RA: 376945
OTAVIO_FOTOS@HOTMAIL.COM
ALEXANDRA GOMES RA: 363446 ALEXANDRAMIELKE@BOL.COM.BR
ANGELA MARIA RISSARDI DA COSTA RA: 366923 ANGELARISSARDI@HOTMAIL.COM
ROSANA RODRIGUES DE OLIVEIRA RA: 379835
ROSANA.WENIDI@HOMAIL.COM
CRISTIANE FERNANDES RA: 374448 CRIS.FERNANDESKID@HOTMAIL.COM
MEYRE ROSANA S. DA S. SANTOS RA: 379833 MEYRE.ROSANA@HOTMAIL.COM
PROFESSORA: MARIA CLOTILDE BASTOS
NAVIRAI-MS-ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende fazer uma reflexão sobre o projeto escolar referente à Dengue uma doença infecciosa febril aguda, podendo ser de curso benigno ou grave, classificando-se em dois tipos: o dengue clássico (DC) febre hemorrágica da dengue (FHD). Sendo um mal que acarreta grandes problemas na saúde publica no mundo, ocorrendo principalmente nos países de clima tropical, onde as condições do meio ambiente são favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. A primeira manifestação é a febre, geralmente alta de 39°C à 40°C associada a cefaléia, a mialgia, anorexia, náusea vomito e diarréia, alguns pacientes podem evoluir para formas graves e passam a apresentar sintomas alarmantes como, vômitos importantes, dor abdominal intensa, desconforto respiratório e hepatomegalia dolorosa. E também visita escolar onde verificamos o convívio entre professora e alunos e estagiários Assim justificamos este estudo sobre a temática em questão, construído a partir de pesquisas em sites, cadernos de atividades, artigos da internet e aulas expositivas da professora Maria Clotilde Bastos curso de pedagogia e licenciatura Universidade Anhanguera Uniderp pólo de Naviraí trabalho foi realizado em grupo de seis acadêmicos .
Dengue
Justificativa:
Diante dos vários casos de Dengue, que tem ocorrido em nossa cidade e sabemos que é uma doença grave que pode até causar mortes, acreditamos que seja necessárias mudanças de hábitos e a melhor maneira de conseguirmos alcançar esse objetivo é através da educação, pois pretendemos através desse projeto educar nossos alunos para modificarem suas atitudes e comportamento. Ensinando tudo sobre a doença, esclarecendo dúvidas, sobre essa contaminação, sintomas, prevenções e danos que ela pode causar em nossa vida, acreditaram que os alunos estarão preparados para colocar em prática os conhecimentos aprendidos e começarem a ajudar nessa campanha de mobilização contra a Dengue.
Objetivo Geral:
Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir à dengue, pois esta é uma doença grave que pode até causar a morte.
Objetivos Específicos: Identificar à dengue.
Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento.
Identificar as causas de ocorrência de epidemias.
Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças; Compreender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola.
Conhecer a origem do mosquito Aedesaegipty.
Adquirir hábitos e atitudes que colaboram para acabar com o mosquito e com a dengue.
Desenvolver a cidadania e conhecimentos adquiridos.
Público Alvo: Comunidade escolar.
CRONOGRAMA
• Segunda feira
1º aula, 50 min. Apresentação e discussão do tema proposto
• Terça feira
2º aula, 1h e 40 min. Execução do projeto
Atividades em grupo com frases, cartazes, desenhos, slogans.
• Quarta feira
3º aula, 50 min. Apresentação e montagem para o teatro sobre a dengue no termino do projeto.
• Quinta feira
4º aula, 1h e 40 min. E distribuição de panfletos para a comunidade escolar e vizinhança.
Ensaio para o teatro.
• Sexta feira
5º aula, 1h e 40 min. Apresentação do teatro sobre a dengue.
Desenvolvimento
O projeto será realizado por um período de trinta dias, com
...